Livro amplia olhares para um dos acervos audiovisuais mais significativos da Serra Gaúcha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/07/2025 | Editado em 10/07/2025

Resultado de projeto do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, obra que valoriza os registros feitos pela Michelin Filmes sobre Caxias do Sul e seu patrimônio industrial será lançada dia 15 de julho

Integrando projeto cultural dedicado à preservar e difundir um dos acervos audiovisuais mais significativos da Serra Gaúcha, o livro Cidade e Indústria em Foco: Caxias do Sul pelas lentes da Michelin Filmes (1960-1980) será lançado na terça-feira, dia 15 de julho, às 17h30, na UCS Livraria. Do acervo da antiga produtora cinematográfica integralmente doado à UCS em 2008, um recorte com enfoque em Caxias do Sul e seu patrimônio industrial é aberto a novos olhares por meio da obra, que explora sua contribuição para o estudo da história e do cinema.

Com linguagem acessível, a publicação da Editora da UCS pretende fomentar a construção do conhecimento cinematográfico da região desde cedo e para público amplo, já que será distribuída gratuitamente às escolas do município caxiense e pode ser acessada em formato de e-book a partir deste link.

Frame de vídeo da Michelin Filmes sobre a Festa da Uva de 1969

História Pública

A iniciativa resulta de um projeto executado pelo IMHC, realizado por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul com recursos da Lei Paulo Gustavo, instituída pelo Governo Federal. A seleção composta por 50 filmes digitalizados, que totalizam mais de 6h40min de conteúdo, e outras ações que compõem a iniciativa, entre levantamento histórico, exibições comentadas, visitas mediadas e oficinas, estão centralizadas neste site.

“O livro é um trabalho de História Pública que se preocupou em dar acesso às fontes sobre a cidade e o patrimônio industrial”, sintetiza seu organizador, o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC-UCS), professor e pesquisador Anthony Beux Tessari. Contribuem às análises críticas de 12 títulos do conjunto de filmes digitalizados as historiadoras Ana Paula de Almeida, Daniela Pistorello, Geovana Erlo, Mariana Duarte e a pesquisadora e coordenadora dos cursos de Artes Visuais da UCS, Silvana Boone.

Trabalho na Metalúrgica Abramo Eberle

Os capítulos abordam os filmes “Conheça a Cidade”, de 1972; “Festa da Uva de 1969”, do mesmo ano; “Caxias do Século II”, de 1975; “Construção da Réplica de Caxias do Sul – 1885”, de 1978; “Indústria em foco na TV: Metalúrgica Eberle S/A em Caxias do Sul”, de 1963/1964; “Construção da Fábrica 3”, de 1974; “Jubileu de Ouro de Américo Garbin”, de 1972; “Jubileu de Ouro de Honório Marotto”, de 1973; “Jubileu de Ouro de Henrique Maggi”, de 1974; “Marcopolo – Construindo o Progresso”, de 1979; “Marcopolo – O Ônibus Brasileiro”, de 1981; e “Jornal na Tela – Sul em Foco n. 107”, de 1971.

Obras em Caxias do Sul

Acervo Michelin Filmes

A antiga produtora teve grande destaque regional, produzindo milhares de imagens em movimento, que retratam cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul. O acervo integral foi doado à Universidade em 2008, um ano após o falecimento do produtor audiovisual Nazareno José Michelin. O conjunto é composto por 200 títulos, em suportes de 16 mm e de 35 mm, além de diversos itens relacionados à produção fílmica, como câmeras, projetores, tripés, splicers e coladeiras, itens de iluminação de estúdio, 300 discos de vinil (utilizados na trilha sonora dos filmes), e documentação anexa (scripts, roteiros, decupagens, contratos de serviço, fichas de censura, manuais, anotações). Além de fazer a guarda e a preservação dos itens doados, com direitos de uso sobre o material, a UCS disponibiliza para acesso do público e de pesquisadores.