Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar conhece a UCSGRAPHENE
Paulo Teixeira foi o segundo representante do governo federal a visitar a planta de produção do grafeno da UCS em dois dias
A UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno da Universidade de Caxias do Sul, tem ganhado a atenção do governo federal nos últimos dias. Na quinta-feira, 15, recebeu a visita do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. No dia seguinte foi a vez do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, conhecer as instalações e os produtos da UCSGRAPHENE no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. Ambos os ministros estiveram na cidade por ocasião da cerimônia de abertura da 34ª Festa da Uva, realizada na tarde de quinta – leia aqui sobre o estande da UCS no evento.
Teixeira foi recepcionado na UCSGRAPHENE na manhã de sexta-feira pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, bispo Dom José Gislon, e pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, entre outras autoridades acadêmicas. O ministro conheceu o processo de produção do grafeno, explicado pelo coordenador da UCSGRAPHENE, professor Diego Piazza. “Cabe ressaltar que a tecnologia que mostraremos aqui é da UCS, desenvolvida pela UCS. E é tão competitiva quanto a desenvolvida ao redor do mundo”, ressaltou Piazza ao ministro, antes de explicar a ele que a versatilidade do grafeno permite sua aplicação desde produtos de Defesa Nacional até em células-tronco.
A visita foi seguida de uma reunião, na própria UCSGRAPHENE, na qual o reitor reforçou ao ministro a importância de se criar políticas específicas para as universidades comunitárias, que têm a vocação voltada ao desenvolvimento regional, a exemplo da UCS. “Mostramos que a pesquisa feita aqui gera aplicação, desenvolvimento e conexão com o mundo produtivo e que, portanto, gera emprego. O ministro conhece as universidades comunitárias Brasil afora, entendeu a nossa proposta. E disse que voltará em breve para falarmos de um projeto no qual a UCS se habilita a desenvolver máquinas e tecnologias voltadas para a agricultura familiar, inclusive com utilização do grafeno”, destaca Rech, recomendado por Teixeira a buscar recursos para esse fim junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Segundo o ministro, há R$ 450 milhões disponíveis para projetos de desenvolvimento de maquinário de pequeno porte voltado à agricultura familiar. “A UCS já está envolvida em projetos nesse sentido em parceria com empresas e startups. Com esse recurso do Finep, temos a possibilidade de potencializá-los”, conclui o reitor.
Fotos: Bruno Zulian