Aspectos do desenvolvimento brasileiro são temas de missão acadêmica em Brasília
Iniciativa do curso de graduação em Ciências Econômicas promoveu imersão de alunos em assuntos macroeconômicos e ações de desenvolvimento econômico em contato com estruturas de tomada de decisão do governo central
Em missão acadêmica do curso de Ciências Econômicas da UCS, alunos de graduação e pós-graduação estiveram em Brasília entre os dias 15 e 17 de junho para aprimorar conhecimentos sobre “Aspectos do Desenvolvimento Brasileiro”.
Coordenado pela professora Monica Beatriz Mattia, também presidente do Corede Serra – Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra, o grupo formado por 18 participantes cumpriu agenda de eventos nos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Fazenda; e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
A programação incluiu visita ao Banco Central, aos Palácios do Itamaraty e da Justiça, à Universidade de Brasília e a espaços culturais e esportivos. Entre as pautas abordadas nos ambientes oficiais, a reindustrialização do Brasil e a inserção nas cadeias globais de valor; o Brasil no contexto da evolução mundial da Ciência, Tecnologia e Inovação e a transformação dos agentes econômicos nacionais; perspectivas da política econômica e seu impacto no crescimento do país; perspectivas da economia brasileira frente à política econômica; e programas para fortalecimento da indústria brasileira.
A iniciativa consiste na quarta edição da missão acadêmica do curso de Ciências Econômicas, que propõe as vivências in loco a cada semestre em complemento aos conhecimentos acessados em sala de aula. Integrando as abordagens da disciplina de Contabilidade Social e Economia do Setor Público, que contemplam definições de âmbito governamental, as vivências promoveram a aproximação dos acadêmicos com as estruturas do governo central em que as decisões são tomadas, a partir de palestras sobre questões macroeconômicas e de desenvolvimento econômico, ampliando suas percepções sobre os órgãos para além das questões de ordem política.
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