Mostra Científica e Tecnológica do CETEC premia mais de 60 pesquisas
Maior parte dos prêmios credencia os alunos a participarem de outros eventos científicos
De mais de 250 pesquisas apresentadas por 580 estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de 1 a 5 de setembro na UCS, 60 projetos foram reconhecidos na cerimônia de premiação da 13ª Mostra Científica e Tecnológica do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC UCS) e 4ª Mostra Júnior. Os trabalhos de alunos de 5º Ano do Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio ocuparam os ginásios 1 e da 2 Vila Poliesportiva da UCS nesta semana. A premiação ocorreu na tarde desta sexta-feira, 5 de setembro, no UCS Teatro.
No ano passado, a Mostra Científica e Tecnológica do CETEC premiou, ao todo, 47 projetos de pesquisa. A cerimônia de 2025 teve um maior número de pesquisas destacadas por conta de uma novidade. No ano que vem, os eventos vão ocorrer no mês de novembro e, para que os alunos possam participar de outras mostras que ocorrem nos meses de setembro e outubro, já foram adiantados os pesquisadores que vão representar o CETEC nas edições de 2026. Com isso, a maior parte dos prêmios credencia para eventos científicos, mas cabe destacar outras áreas do conhecimento com muitos trabalhos reconhecidos, como saúde, educação, agricultura, tecnologia, artes, cultura, comunicação, psicologia e projetos de cidadania, inclusão e sustentabilidade.
Já na próxima semana, 15 trabalhos do CETEC vão participar da XVI Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha (Mostraseg), realizada no campus da UCS, de 10 a 12 setembro. E serão outros 5 projetos do CETEC que estarão concorrendo a prêmios também na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 21 a 25 de outubro em Novo Hamburgo.
Confira os premiados:
Mostratec 2025
– Bioativos sul-americanos: Uma nova frente contra as infecções hospitalares
Estudantes: Flávia Fernanda Lucchese Barazzetti (K2) e Valentina Kraemer (K2)
– Própolis de abelhas nativas como antifúngico natural
Estudantes: Isabela Dall’Agnol, Lorenzo Pagno Turmina e Maria Eduarda de Oliveira
– O potencial bacteriostático das nanopartículas de óxido de zinco na regeneração de queimaduras – fase II
Estudantes: Eduarda Vergani (D2) e Sophia Gomes Poyer (K2)
– Diabetes infantojuvenil: perfil dos pacientes e papel da insulina
Estudantes: Valentina de Antoni Lima e Sofia Finger Faes
– Detecção automática de fake news, desenvolvimento de um sistema de IA para a luta contra a desinformação
Estudantes: Arthur Johann Wilmsen Witt (B2), Rafael Becker (B2) e Yuri Sirtoli (B2)
Mostratec 2026
– Investigação do potencial antifúngico e antioxidante do Butia Eriospatha
Estudantes: Ana Júlia Lourenci Mattana (K2), Eduarda de Quadros Piccoli (K2) e Sofia
Buzin Modena (K2)
–Análise do comportamento e regeneração de planárias em paralelo ao estudo da neurogênese infantil
Estudantes: Georgia Coppetti Hofler, Laura Lundgren de Oliveira e Stella Salvador Massochini
– API for lead enrichment
Estudantes: Lucas Bado (D2), Pedro Frey (D2), Vinícius Bordin (D2) e Leonardo José Scariot (D2)
–Superdotação e Genialidade
Estudantes: Cecília Lampert De Marchi, Júlia Letícia Corso Ferrarie, Maria Fernanda Nesello Domingos
Mostraseg 2025
– Estudo comparativo da adsorção de azul de metileno e paracetamol utilizando biossorvente de caroço de pêssego e carvão ativo comercial
Estudantes: Bernardo Chaulet Bertolucci (B2), Lian Souza Kirchheim (B2) e Murilo Boff Casagrande (B2)
– A natureza do filtro: explorando o poder das macrófitas na fitoremediação de águas residuais provenientes do Arroio Tega – Fase 2
Estudantes: Giovana Cecconello, Giullia Tiemi Uehara Bernardi e Maria Guilhermina Seibel Mugnaini
– Impactos da agricultura familiar e das corporações alimentícias na saúde nutricional de populações vulneráveis
Estudantes: Camyla Martins Henriques (A2), Kauane Vitoria Juvenal (A2) e Maria Clara Sonda (A2)
– Estimativa de eficácia de aprendizagens ativas e aulas práticas na escola municipal Ítalo João Balen, em Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – FASE II
Estudante: Ana Carolina Fernandes Corso (G2)
– Medicina paliativa (ETAPA 2): Ensino no ambiente universitário
Estudantes: Anna Clara Mattezdolf Leivas Amaral (O1) e Catarina Rossato Milesi (O1)
– Memórias falsas e a construção de memórias
Estudantes: Carolina Lopes Held e Hannah Moreira de Morais
– Desenvolvimento de Site para gestão de voluntários, abrigos e ocorrências – FASE II
Estudantes: Davi Mondadori Grison (K2), Gonçalo Faé Blota (K2) e Tomás Sartori Flores (K2)
– Preparação de híbridos de quitosana e AgNPs para a desinfecção de efluentes industriais
Estudantes: Davi Crespo Giovanela (E1), Guilherme Luis Pires Kuiava (E1) e Marco Salvador Massochini (E1)
– Através de todos os cliques: como os algoritmo das redes sociais te tornam exposto às fake news?
Estudante: Raissa de Lima Rodrigues
–Curativos antimicrobianos com borracha natural e Própolis vermelha para feridas em diabéticos – FASE II
Estudantes: Ana Carolina Miorelli Adami (A2), Ana Luiza de Chagas (A2) e Isadora Kosarevitz (A2)
–”Where Dreams Come True”: A animação contemporânea e o processo quadro-a-quadro
Estudante: Georgia Cenci Serafini (G2)
– O perigo iminente dos jogos de aposta no Brasil
Estudantes: Alice Machado Menegotto, Mateus Baldissera Sberse e Julia Boff Cemin
– A influência da Literatura nas redações do Enem
Estudantes: Isadora Malacarne Golin (G2), Luísa Dias Cezimbra (G2) e Martina Zanrosso Piccoli (G2)
– A leitura de ficção como ferramenta para desenvolvimento da empatia em adolescentes
Estudantes: Valentina Muller Fortuna e Elisa Zattera Kintschner
– Compostos fenólicos extraídos do pseudofruto da Hovenia dulcis como conservante natural
Estudantes: Caroline Marcelino (B2), Danieli Medeiros (B2) e Paola de Paula da Costa (B2)
Mostraseg 2026
– Avaliação/análise de uma telha sustentável à base de resina epóxi e a casca do pinhão
Estudantes: Guilherme Matté (G2), Henrique Bortolini (G2) e João Henrique Miotto (G2)
– Bullying escolar: análise, prevenção e ação
Estudantes: Antonella Giacomet Perez, Manuela Castro Becker e Sophia Coelho de Andrade Griebeler
– Otimização de motores à combustão
Estudantes: Lorenzo Menegussi Zanol (P1), Henrique Vergani Rech (P1) e Nicolas Santos Garin (P1)
– Manga Cicatriza: sua melhora sustentável
Estudante: Murilo Regus Mattana
– Desenvolvimento de um protótipo de plataforma digital para auxiliar alunos e professores em mostras científicas
Estudante: Laura Hendler Balbinot (A2)
– Acondroplasia: acessibilidade de pessoas com nanismo
Estudantes: Bruno Spolidoro da Fonseca e Pedro De Bortoli Rech
– Protótipo de rastreador com LORA e GNSS para monitoramento e conservação de animais silvestres
Estudantes: Arthur Giordano Bianchi (K2) e Augusto Gobbi Greque (K2)
– Análise do potencial do grafeno incorporado a baterias de nobreaks aplicadas a aparelhos médicos de uso domiciliar
Estudantes: Ana Luiza da Motta (E1), Carolina Salvador Terhorst (E1) e Júlia Del Cueto Dall’Acqua (E1)
– Impactos da remoção dos dispositivos eletrônicos no CETEC Fundamental
Estudantes: Luiza Fantin Vasata, Manuela Vebber Perini e Marina Facco da Silva
– Acidificação foliar fisiológica e seu estímulo por substâncias húmicas: Uma abordagem in vivo com púrpura de bromocresol
Estudantes: Isadora dos Santos Dillon (D2), Gabriel Weber Pinto (D2) e Natália Cardoso Macedo (D2)
– Controle do fungo de pós-colheita Penicillium sp. com extrato de curcuma e maracujá in vitro
Estudantes: Luiza Lazzarotto (E1), Mariana Marcon Oliveira (E1) e Maria Fernanda Miotto Vacari (E1)
– Conforto térmico nas escolas municipais de ensino fundamental de Caxias do Sul: Um desafio frente às mudanças climáticas
Estudantes: Joanna Montemezzo Rocco (O1) e Marina Vebber Perini (O1)
– Error 404: igualdade não encontrada
Isabelle Tieppo dos Santos, Isabelli Bazzi e Melissa Maffi Gerhardt
– Análise comparativa do pólen e relação das àreas urbanas e rurais
Estudantes: Davi Girelli Chiele (A2), Martim Augusto Guerra Heckler (A2) e Pedro Henrique Ruaro Berti (A2)
– Estado laico em debate: A influência da religião nas decisões políticas em diferentes contextos internacionais (Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América)
Estudantes: Amanda Barres Padilha (S1) e Isabela Morbach Gonçalves (S1)
Destaque Projeto da Saúde
– Correlações Neuropsicológicas entre a doença de Alzheimer e a Síndorme de Sanfilippo
Estudantes: Bianca De Los Rios Tubino Pereira (B2), Hisabelli Dal Pai (B2) e Ísis de Oliveira Morais (B2)
– Substância contra a caseína
Estudantes: Julia Scholl, Valéria Dal’Agnol e Sofia Martini Rocha
– Entre likes e filtros: a influência das redes sociais na autoestima de crianças e adolescentes
Estudantes: Antônia Wincler Zanandréa, Manuela Klein Rizzi e Francesca Festugato Toigo
– Quando a noite se torna rotina: efeitos do trabalho noturno
Estudantes: Arthur Soppelsa Rech, João Pedro Palandi e Lorenzo Camargo Gardenal Morandi
– Análise do impacto da disseminação de informações falsas sobre saúde feminina por influenciadores digitais
Estudantes: Alice Fabro Borges e Beatriz Conte Gil
– A eficiência do uso da melatonina na regulação do ciclo circadiano para a redução dos impactos da insônia
Estudantes: Alice Miranda de Martini e Isadora Aguiar Ferreira
Destaque Continuidade do Projeto
– Mapeamento de águas contaminadas em Caxias do Sul
Estudantes: Guilherme Marcos Casara e Davi Terra Silva Dutra
– Protótipo de software para facilitar a comunicação de patologias não-verbais
Estudantes: Laura Slusser e Sofia Menegat Winkler
Destaque Projeto das Artes e Comunicação
– Análise Semiótica da Construção de uma obra a partir da interação entre artista e público nos Itinerários Formativos do CETEC
Estudantes: Danilo Barbosa Dias (K2), Henrique Baratieri Zampieri (K2) e Pedro Biz (K2)
Destaque Educação, Cultura e Cidadania
– Fake News e a população idosa de Caxias do Sul
Estudantes: Helena Demeneghi, Mariana Montemezzo Rocco e Martina Minuscoli Pereira
– Acessibilidade para cegos em museus – Fase 2
Estudantes: Guilherme Hrihorowisch Sheid e Davi Lazzarotto Capelini
Destaque Semana Acadêmica Psicologia
– Sono e Aprendizagem
Estudantes: Augusto Casal Pinto e Yohan Borilli Dini
Destaque Projeto de Agricultura
–Potencial Antifúngico do extrato de canela em pau aplicado na forma de biofilme em culturas de bergamotas
Estudantes: Cecília Conte Gil (K2), Giulia Salvador (K2) e Lívia Crocoli (K2)
– A realidade implícita dos agricultores no Rio Grande do Sul
Estudante: Luiza Teixeira Riva (B2)
Destaque Projeto de Inclusão
– Neurofeedback e Neurometria no Autismo
Estudantes: Beatriz Terres Bosi (O1) e Maria Eduarda Foppa de Souza (O1)
– Tecnologia assistiva barata para deficientes visuais: O potencial do ultrassom
Estudantes: Juliana Luzzietti Formolo (E1)
– Tábua de corte adaptada: Inclusão e autonomia na cozinha
Estudantes: Lara Reck Kuhn (G2), Leticia Lazzari (G2) e Maria Luiza de Souza Pereira (G2)
Destaque Projeto de Sustentabilidade
– A influência da desinformação nas mudanças climáticas
Estudantes: Antonia Ceccato Correa da Silva (G2), Isabelle Guerra Porto (G2) e Isadora Silvestre Zapparoli (K2)
– Um grito por ajuda: O desmatamento da Amazônia e o Agronegócio
Estudantes: Isabella Arguedas-Ribeiro (O1)
– Formulação de cicatrizante à base de plantas babosa e curcumina como alternativa natural
Estudantes: Daniel de Quadros Piccoli, Davi Benincá Signori e Eduardo Antônio Pires Kuiava
– Transformando óleo em energia: o papel dos biocombustíveis na matriz energética
Estudantes: Antônia Bizzi Martins, Manuela Amaral Stangherlini e Manuela Bizzi Martins
Categoria Destaque Tecnologia
– O descarte e a reutilização dos painéis solares fotovoltáicos
Estudantes: Isadora Scopel Crocoli
Fotos: Gustavo Ascari