Na Rússia, UCS firma convênio que viabiliza cooperação tecnológica
Acordo foi celebrado durante abertura oficial de missão de empresas e instituições brasileiras, em Moscou
A Universidade de Caxias do Sul firmou nesta terça-feira, 17 de setembro, acordo de cooperação mútua com a ANPO Moscow Export Center (ANPO MEC) com o objetivo de desenvolver e exportar produtos e serviços tecnológicos. A assinatura ocorreu durante a abertura oficial da missão empresarial e acadêmica de empresas e instituições brasileiras junto ao Centro de Situação do Governo de Moscou, na Rússia, e integra a agenda de compromissos oficiais da UCS em viagem a convite do BRICS (grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A Universidade está representada pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, e pelo coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Verruck.
“A Moscow Export Center é uma grande câmara do governo russo que gerencia as relações comerciais com outros países, tudo passa por ali. Tivemos a oportunidade de apresentar a estrutura UCS, bem como projetos desenvolvidos pela Universidade que podem interessar às empresas russas”, comenta o reitor, destacando a importância do encontro para futuras relações institucionais.
Entre os compromissos seguintes esteve uma visita à empresa Neurotech, desenvolvedora de softwares voltados ao marketing que, a partir da observação de estímulos neurais, ajudam na tomada de decisões. “Conversamos sobre a possibilidade de aplicar esse software em nossos ambientes laboratoriais como uma ferramenta didática que possa indicar, por meios de reações fisiológicas, quais os pontos de atenção e os temas que despertam mais interesse, mais afeto ou mais repulsa”, exemplifica Rech. O grupo ainda participou de um Congresso Internacional de Oncologia, no qual o diretor-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), Sandro Junqueira, que integra a comitiva, compartilhou projetos desenvolvidos pelo HG nessa área da saúde.
A missão acadêmica à Rússia segue até o dia 20 de setembro, com visitas a empresas e instituições e participação no Fórum Internacional Cloud City, do BRICS.
Foto: UCS