Nesta semana, Research Talks apresenta soluções em agronomia e em saúde única
Encontro de pesquisadores da UCS é aberto à comunidade para socializar estudos, projetos e conhecimentos
A cada mês, o Research Talks possibilita conhecer diferentes pesquisas, projetos, laboratórios e serviços da Universidade de Caxias do Sul a partir das falas de professores pesquisadores da Instituição. Em outubro, o evento ocorre nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 9h, no Salão de Atos do Bloco A. Serão apresentadas iniciativas em agronomia, por meio das linhas de pesquisa, geração de produtos e tecnologias do Laboratório de Estudos Planta-Ambiente e de um estudo sobre a eficiência agronômica de fertilizante de tecnologia húngara; e em saúde única – humana, animal e ambiental -, por meio de uma plataforma para diagnósticos rápidos de doenças infecciosas respiratórias.
O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS para oportunizar a interdisciplinaridade e a inovação com foco no desenvolvimento sustentável. O público reúne pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e a comunidade em geral interessada nas temáticas.
Também é possível participar através da plataforma Google Meet. Para obter o certificado é necessário efetuar a inscrição neste link, que também detalha a programação completa.
9h – Plataforma para Diagnósticos Rápidos de Doenças Infecciosas Transfronteiriças, com o professor André Felipe Streck
O projeto PREPARE-TID tem como objetivo enfrentar doenças infecciosas transfronteiriças (TIDs) em populações vulneráveis utilizando uma abordagem de “One Health” (saúde única) que integra seres humanos, animais e o ambiente. A estratégia inclui o desenvolvimento de testes móveis qPCR ou multiplex no ponto de atendimento dos pacientes e um laboratório de sequenciamento móvel para rápida identificação e rastreamento de patógenos. O projeto é desenvolvido por uma rede envolvendo 14 países e foi recentemente contemplado na chamada HORIZON-HLTH-2023 (da União Europeia). A implementação local do projeto PREPARE-TID objetiva uma compreensão mais profunda da disseminação de doenças respiratórias entre humanos e animais no Sul do Brasil. O projeto culminará na criação da plataforma “Digital One Health”, servindo como uma central para coleta e análise de dados e pesquisas epidemiológicas.
9h40 – Laboratório de Estudos Planta-Ambiente: Linhas de pesquisa, geração de produtos e tecnologias, com o professor Gabriel Fernandes Pauletti
O Laboratório de Estudos Planta-Ambiente atua em linhas de pesquisa que envolvem tecnologias produtivas e de processamento de biomassa para usos em fertilizantes, proteção de plantas, produtos alimentícios, cosméticos, entre outros. Entre os projetos, a tecnologia do cultivo em condições controladas, com iluminação artificial, visa maximizar a eficiência produtiva. O estudo com produção e fracionamento de óleos essenciais tem apresentado potencial de utilização em diversos segmentos agroindustriais. Ainda, a utilização de biochar e bio-óleo, a partir da pirólise de biomassas e resíduos, tem demonstrado elevado potencial de uso agrícola e ambiental.
10h – Eficiência agronômica do Ferticerto para controle de doenças nas culturas da macieira, da videira, do morangueiro e do trigo, com o professor Murilo César dos Santos
O projeto dedica-se a avaliar a eficiência agronômica do Adjuvante Desinfetante Ferticerto para controle de doenças nas culturas da macieira, da videira, do morangueiro e do trigo, além de realizar testes laboratoriais para diversos fitopatógenos.
Foto: Bruno Zulian