Noite de encerramento do CETEC Festival será dedicada ao coreógrafo Ney Moraes
Bailarino atuou como professor na instituição por 16 anos e foi vítima de um câncer no final do ano passado
Ao destacar os “150 Anos da Imigração Italiana no RS: Um Intercâmbio Permanente”, o CETEC Festival 2024, o maior festival estudantil de teatro do Estado, não enaltece apenas uma etnia, mas todas as pessoas que deixaram um legado para a região. É por isso que uma das cenas do espetáculo de abertura deste ano traz ao palco estudantes pintando ao vivo homenagens para artistas locais que fizeram história. Entre eles está Ney Moraes, que elevou a dança em Caxias do Sul a um novo patamar, assim como fez com o próprio CETEC Festival como professor.
Nesta sexta-feira, dia 12 de julho, durante o encerramento do evento, será finalizada a pintura da silhueta de Ney em uma das poses mais emblemáticas como bailarino do Raízes, grupo caxiense com projeção nacional. Além disso, uma homenagem surpresa, feita por colegas professores, será projetada no palco como agradecimento pela marca que Ney imprimiu.
O dançarino Giovani Monteiro, que trabalhava diretamente com ele no CETEC, ressalta a importância do também fundador da Cia. Municipal de Dança, para o CETEC Festival: “Ele transformou o conceito de um festival, até então estudantil, em um evento com todas as características de um espetáculo profissional”. A diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, acrescenta que o legado de Ney não é só para a instituição, mas para toda a sociedade caxiense. “O CETEC Festival não é mais o mesmo sem o Ney e nem a dança em Caxias do Sul. Não podíamos deixar de homenagear esse profissional e ser humano que nos inspira ao movimento, ao aprimoramento. Com as raízes que ele deixou, que elevou o CETEC e a dança em Caxias a um patamar em que não se pode recuar”, destaca. Para esta noite especial também foram convidados outros nomes que são referências na dança, como a própria viúva de Ney, Verônica Gomezjurado Zevallos, professora da UCS.
O CETEC Festival de 2024 está encerrando nesta sexta-feira contabilizando 17 peças teatrais, dezenas de esquetes e apresentações musicais, um público de cerca de 4 mil pessoas, com ingressos esgotados em todas as noites, e que resultaram na arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos, já que a entrada é mediante a doação de alimentos. Eles serão destinados para o Banco de Alimentos e Ação da Cidadania contra a Fome.
Fotos: Gabriel Lain