Nova edição do Research Talks vai abordar Direito, Educação e Turismo Científico
Campus-Sede da UCS sedia nesta sexta-feira, 27 de setembro, evento de promoção da pesquisa acadêmica
A socialização dos resultados de pesquisas realizadas na Universidade de Caxias do Sul é incentivada nesta sexta-feira, 27 de setembro, durante a nova edição do Research Talks. Aberto à comunidade e gratuito, o evento ocorre no Salão de Atos do Bloco A, no Campus-Sede, com transmissão através da plataforma Google Meet.
As inscrições são recebidas neste link, que também detalha a programação completa do evento que se estende até o mês de novembro. A iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS é voltada para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e a comunidade em geral interessada nas temáticas.
Confira a programação de 27 de setembro
9h – Rede Futures Literacy para a Educação Básica, com o doutor em Administração Mateus Panizzon e a doutora em Educação Nilda Stecanela
O Futures Literacy é uma abordagem educacional e cognitiva para ajudar as pessoas a compreenderem e engajarem-se de maneira eficaz aos diversos “futuros possíveis”. Articulando Estudos de Futuros, Foresight Participativo e Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativas, o projeto culminou na construção de uma perspectiva pedagógica inovadora e inédita no contexto brasileiro.
A proposta mobiliza a institucionalização da Rede Futures Literacy na Educação Básica, propondo o desenvolvimento das competências para o ‘Letramento em Futuros’ de modo a gerar impactos sustentáveis e de respeito aos direitos humanos na comunidade.
A Rede conta com apoio de instituições locais e internacionais, a exemplo de escolas e secretarias de educação, da Fundação Vox Populi e da Cátedra Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
9h20min – Observatório de Direito Urbanístico: Plano Diretor e Prevenção a Desastres, com o doutor em Direito Fábio Scopel Vanin
A palestra visa apresentar os resultados parciais da pesquisa sobre os Planos Diretores dos dez maiores municípios do Rio Grande do Sul, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O estudo envolveu o desenvolvimento de uma plataforma digital pública e gratuita para possibilitar, de maneira didática e simplificada, a orientação social sobre a importância e o conteúdo do Plano Diretor. Ela fornece, com base em pesquisa científica, conceitos, dados e análises sobre a regulamentação dos Planos Diretores dos principais municípios gaúchos. A apresentação destacará dados gerais dos Planos Diretores e aspectos relacionados à sua gestão, revisão e controle, assim como elementos pertinentes à prevenção de desastres no âmbito de sua regulamentação.
9h40h – Turismo Científico (TC): Potencialidades e condicionantes no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC), com o doutor em Administração Michel Bregolin
A pesquisa propõe analisar as potencialidades e condicionantes para implantação do Turismo Científico (TC) no Geoparque Unesco Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC). Em seu projeto de pesquisa, o professor Bregolin define o Turismo Científico como uma estratégia de desenvolvimento turístico baseada em conhecimento que estabelece novas e qualificadas relações entre cientistas, visitantes e comunidade. No estudo, propõe-se essa relação mútua por meio de atividades nas quais visitantes participem da geração e da difusão de conhecimentos científicos em processos liderados por centros de pesquisa e de desenvolvimento. Esta dinâmica contribuiria para a incorporação do patrimônio científico à percepção de patrimônio das comunidades receptoras e à criação de conhecimento nos territórios.