Núcleo de Formação de Professores da UCS oferece atividades para formação docente
Série de encontros ao longo do semestre letivo propõe a qualificação contínua dos professores, indo ao encontro da excelência acadêmica da Instituição
Professores da Universidade de Caxias do Sul estão envolvidos com diversas atividades de formação permanente desde o início do semestre letivo. A iniciativa do Núcleo de Formação de Professores da UCS (NUPRO) tem como objetivo o aprimoramento pedagógico dos docentes e a qualificação do nível do debate em sala de aula nos mais diferentes níveis de ensino: graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Seminários também abordam temáticas específicas sobre como otimizar a atuação na Educação a Distância (EaD), nos estágios nas licenciaturas e nos acompanhamentos de professores egressos e ingressantes entre 2023 e 2024.
Coordenadora do NUPRO, a professora Rochelle Andreazza Maciel destaca que este trabalho faz parte das ações de planejamento da Instituição e do contínuo processo de excelência acadêmica, e argumenta que a participação dos professores, em especial os que estão ingressando na UCS, amplia a inserção no projeto pedagógico institucional. “Diante de tantas mudanças e impactos na educação, esses momentos de aprendizado são oportunidades para compartilhar experiências, compreender os novos desafios em sala de aula e aliar a identidade de cada um com a missão formativa da Universidade”, explica. O cronograma completo dos encontros e como participar pode ser acessado neste link, na aba Formação Docente – as atividades são ministradas por professores de diferentes áreas do conhecimento.
Neste ano, o NUPRO está com uma nova central de informações ao professor, por meio do whatsapp (54) 99699-7922. O Núcleo está articulado às políticas e programas da UCS como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o processo de autoavaliação da instituição conforme recomendação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Convidamos a todos os professores para que possamos potencializar os diferenciais da UCS junto aos nossos estudantes”, destaca a professora.
Fotos: acervo NUPRO