Observatório do Trabalho da UCS apresenta pesquisa sobre perfil de jovens profissionais
Pesquisadores reuniram informações a partir de dados encontrados nos sistemas CAGED, IBGE e RAIS para diagnosticar e analisar as tendências entre os jovens
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou pesquisa sobre o crescimento setorial, estoque de empregos, remuneração e o tempo médio de trabalho dos jovens em Caxias do Sul. O estudo foi lançado neste mês em que é celebrado o Dia Nacional da Juventude, em 12 de agosto.
O trabalho analisou a juventude compreendida em três faixas etárias: até 17 anos, de 18 a 24 anos e de 25 a 29 anos. A primeira faixa representa os jovens trabalhadores que se inserem no mercado de trabalho ou que participam de programas governamentais como, por exemplo, o Jovem Aprendiz. A segunda faixa representa jovens em transição para a idade adulta, e a última representa os adultos jovens.
“Ao produzir o boletim, muitas vezes nos questionamos sobre como inserir as informações de um modo didático. Acredito que o resultado foi satisfatório e relevante, até mesmo para nós, pesquisadores, porque foi possível verificar as tendências do mercado de trabalho e isso pode, de certo modo, guiar os estudantes na escolhas das suas profissões”, reflete o pesquisador Matheus Luis de Togni. Também pesquisador do Observatório, Gustavo Breidenbach de Lucena chama a atenção para alguns dos resultados do estudo, como a diminuição gradativa do tempo médio de permanência dos jovens das empresas em todas as faixas etárias estudadas.
Coordenadora do Observatório há mais de dez anos, a professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares também atenta para essa rotatividade dos jovens. “O perfil vem mudando, o jovem quer mais flexibilidade, áreas como tecnologias e voltadas à economia criativa. Não é mais uma juventude como a das gerações passadas, que entra em um local de trabalho e pretende se aposentar nele. O jovem de hoje fica onde ele se sente acolhido e gosta de trabalhar”, constata.
Lodonha destaca, inclusive, que boa parte da pesquisa foi conduzida por jovens estagiários e bolsistas do Observatório, o que lhe proporcionou uma grata experiência. “É muito interessante analisar a capacidade dessa juventude, que não tem medo de buscar e de tentar. O interesse, a proatividade e a rápida capacidade de aprendizagem dos jovens naquilo que lhes é atrativo ficam muito evidentes”, ressalta.
Acesse o documento completo.
O Observatório
O Observatório do Trabalho é um Núcleo de Inovação e Desenvolvimento da UCS, que tem por objetivo promover discussões acerca do trabalho, com vistas a oferecer subsídios às áreas afins, intensificando as relações entre a Universidade e o mundo do trabalho. As linhas de pesquisa do Observatório são educação e trabalho; emprego e trabalho; estado, política e organizações sociais. A coordenação é da professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares.
Crédito da foto: Freepik