Oportunidades de estudo nos Estados Unidos marcaram o segundo dia da International Week

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/10/2024 | Editado em 23/10/2024

Representante diplomática abordou a história da relação com o Brasil. Evento segue até sexta-feira na UCS

Construindo pontes para alunos e docentes acessarem oportunidades no exterior, a programação do segundo dia de International Week contou com palestra de representante diplomática dos Estados Unidos. A relação entre Brasil e Japão também foi abordada durante as atividades desta terça-feira, 22 de outubro, no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul.

A programação foi aberta pela Cônsul para Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral EUA em Porto Alegre, Cynthia Faby. Com uma abordagem breve sobre o início das relações entre Brasil e Estados Unidos, em 1824, ela detalhou o programa Education USA. Trata-se da fonte oficial do governo norte-americano para informar sobre todos os aspectos para estrangeiros estudarem nos Estados Unidos.

Cynthia Faby falou sobre o programa Education USA

O diferencial para quem aproveita a oportunidade de estudar fora do país, na avaliação de Cynthia, é “ampliar horizontes e interagir com o mundo globalizado. Ao estudar no exterior você adquire uma série de habilidades”, destaca a diplomata.

A UCS faz parte do Education USA desde 2019. Sabrina Fadanelli, conselheira do programa na Universidade e coordenadora do Programa UCS Línguas Estrangeiras, revelou que há cerca de 16 mil brasileiros estudando nos Estados Unidos. O país conta com uma rede de quatro mil instituições de Ensino Superior.

Relação com o Japão

A parceria histórica entre o Japão e o Brasil foi tema da palestra do cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi. Os dois países completam 125 anos de relações diplomáticas em 2025. O diplomata detalhou a visita do ex-primeiro-ministro do Japão ao Brasil, Fumio Kishida, durante o mês de maio deste ano. Os governos assinaram diversos acordos, principalmente relacionados com o meio ambiente, combate à fome e à pobreza e outros temas.

O cônsul abordou outros aspectos da convivência entre as nações, como a migração dos japoneses para o Brasil e a boa receptividade que tiveram ao chegarem aqui. A trajetória de grandes empresas japonesas também foi tema da palestra.

A programação da International Week desta terça teve outros destaques, como atividades de japonês e chinês para estudantes do Ensino Médio, oficinas de origami e de artes marciais. A International Week é aberta para a comunidade e se estende até sexta-feira, 25 de outubro. Você confere a programação completa aqui.

Fotos: Bruno Zulian