Ousadia e sensibilidade marcam a 47ª Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul
Trabalho inspirado no escritor indígena Ailton Krenak, da acadêmica Thádya Louise Teixeira Marin, ganhou o prêmio da Apdesign

A coleção Natureza Humana, da concluinte do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul Thádya Louise Teixeira Marin, foi eleita o melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da 47ª edição da Maratona de Moda, realizada na noite desta segunda-feira, 30 de junho, no UCS Teatro.
Inspirada no pensamento do escritor, ambientalista e líder indígena brasileiro Ailton Krenak, a criação propôs um manifesto “tingido naturalmente pelos ciclos da natureza e guiado por materiais que nascem dela – madeiras, sementes e fibras”, e conquistou o prêmio da Associação dos Profissionais do Design do RS (Apdesign).
Thádya e outras 12 colegas demonstraram criatividade e sensibilidade ao retratar o tema Grandes Pensadores, que pautou os TCCs desta Maratona de Moda, a primeira realizada no Campus-Sede em 30 anos. Cada estudante escolheu uma referência intelectual, transformando o palco do UCS Teatro em uma passarela ao mesmo tempo lúdica e ousada. Os trabalhos, desenvolvidos sob orientação dos professores Gilda de Ross, Sérgio Lopes e Tatiana Laschuk foram avaliados pelos jurados Fábio Annes Duarte, Jonatan Cruz, Paula Segato, Roberta Weiand e Suélen Biazoli.
Também chamou a atenção do público que quase lotou o UCS Teatro a mostra autoral dos acadêmicos da disciplina Laboratório de Criação, com o tema Personagens de Quadrinhos, e o desfile da coleção Íris: O Olhar da Criação, assinada por um grupo de acadêmicas de Moda da UCS e vencedora do Concurso dos Novos DFB Festival 2025, realizado no mês de maio, em Fortaleza (CE).

A 47ª Maratona teve ainda atrações inéditas, envolvendo outras áreas culturais da UCS: a performance apresentada por alunos dos três primeiros semestres do curso de Dança e da disciplina de Prática de Conjunto do curso de Música e a exibição da videoarte Pensar em Loop Infinito, criada pelo professor Lissandro Stallivieri, dos cursos de Artes Visuais e Produção Audiovisual.
“A noite foi marcada pela celebração da moda, da indústria criativa e do conhecimento. Moda, arte, dança e música dividiram o mesmo palco, reafirmando a força e a diversidade do setor criativo. As coleções apresentadas pelos acadêmicos de Moda impressionaram pelo alto nível técnico e criativo, refletindo o intenso trabalho desenvolvido durante o semestre”, avalia o coordenador do curso, Renan Isoton.
Fotos: Bruno Zulian