Parceria com International Wolf Center, em Minnesota (EUA), permite estudo sobre comportamentos sociais dos lobos
Professor Matheus de Mesquita Silveira realiza estágio pós-doutoral no centro internacional de pesquisa e educação, com trabalho que analisa o autorreconhecimento, a comunicação visual e a vinculação emocional entre os animais. Proposta é desenvolver e aprimorar técnicas de manejo eticamente responsáveis e que ofereçam qualidade de vida para a espécie
Acordo entre UCS e International Wolf Center, em Minnesota, nos Estados Unidos, permite o desenvolvimento de projeto de pesquisa que visa à compreensão da força motriz de comportamentos sociais através da análise do autorreconhecimento, da comunicação visual e da vinculação emocional entre lobos. O estudo, intitulado The wolf through the looking glass, tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS e do centro internacional.
A proposta é que se possa desenvolver e aprimorar técnicas de manejo eticamente responsáveis e que ofereçam qualidade de vida para a espécie tanto em cativeiro, quanto na natureza. Ao mesmo tempo, a pesquisa permitirá desconstruir visões antropomórficas de lobos e da socialização em mamíferos, permitindo novas abordagens e explicações sobre a evolução de comportamentos sociais e sua relação com a normatividade.
A parceria entre as duas instituições foi estabelecida ainda em 2018, a partir da iniciativa dos professores Matheus de Mesquita Silveira, Lucas Fürstenau de Oliveira e Marilda Spindola, com apoio do hoje diretor da Área do Conhecimento de Humanidades, professor Everaldo Cescon, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, João Carlos Brum Torres.
Desde o mês de maio, o professor doutor em Filosofia Matheus de Mesquita Silveira está no International Wolf Center a convite da curadora Lori Schmidt e do diretor executivo do instituto, Grant Spickelmier. Seu estágio pós-doutoral busca a consolidação da parceria através do desenvolvimento de pesquisas conceituais e aplicadas, além de cursos de formação e especialização, todos elaborados com base no trabalho realizado no X-Lab: Philosophy, Ethology and Neurosciences, dentro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS.
O X-Lab foi criado em 2016, por Silveira, com o objetivo de promover e democratizar a pesquisa empírica e experimental em Filosofia. O grupo realiza atividades acadêmicas a partir da Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul, contando com a colaboração multidisciplinar de pesquisadores nas áreas de Filosofia, Psicologia, Biologia e Engenharia Elétrica, de diversas universidades e institutos de pesquisa ao redor do mundo.
Centro de Pesquisa e Educação
O International Wolf Center promove a sobrevivência das populações de lobos ensinando sobre os lobos, sua relação com as terras selvagens e o papel humano em seu futuro.
Fotos: International Wolf Center