Ranking internacional lista UCS entre as melhores universidades de países de economia emergente
THE Emerging Economies University Rankings é divulgado pela revista britânica Times Higher Education, considerada a mais importante do segmento de ensino superior. Entre 52 instituições brasileiras elencadas, UCS é uma das sete privadas sem fins lucrativos.
A Universidade de Caxias do Sul, pelo segundo ano consecutivo, marca presença no THE Emerging Economies University Rankings, da revista britânica Times Higher Education, que avalia as melhores universidades em países considerados de economia emergente (em desenvolvimento).
A classificação utiliza-se dos mesmos indicadores do THE World Rankings, um dos mais respeitados avaliadores internacionais de Universidades, com pesos ajustados para qualificar ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e nível de internacionalização no contexto das prioridades das instituições de países em desenvolvimento.
A edição 2021, divulgada na última semana, inclui 606 universidades de 48 países – destas, 84 localizadas na América do Sul. Das 52 universidades brasileiras elencadas, 45 são públicas (federais e estaduais) e sete privadas sem fins lucrativos, dentre elas a UCS, que também está entre as sete instituições de ensino superior gaúchas classificadas.
UCS nos rankings THE
– Melhores Universidades do Mundo: inserida pela primeira vez no levantamento divulgado em 2019, a UCS voltou a aparecer no ranking em 2020;
– Melhores Universidades da América Latina: a UCS foi inserida em 2019 e 2020;
– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em fevereiro de 2020 a UCS foi incluída pela primeira vez neste recorte do levantamento, no qual volta a aparecer neste ano;
– The Golden Age Ranking: no ano passado, a UCS também foi classificada entre 308 universidades na estratificação que considera instituições com mais de 50 e menos de 80 anos de existência.
Foto: Claudia Velho