Pesquisa sobre alternativa sustentável aos agrotóxicos será reconhecida com Prêmio CAPES

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/09/2025 | Editado em 09/09/2025

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS desenvolveu biofungicida e biofertilizante

Alessandra Russi é a vencedora do prêmio

A egressa do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (PPGBIO) Alessandra Russi receberá, no dia 11 de dezembro, o Prêmio CAPES de Tese. Sua pesquisa abordou o potencial da bactéria Bacillus velezensis S26 no combate a doenças que afetam morangueiros e videiras e resultou na criação de um biofungicida e biofertilizante natural em alternativa aos agrotóxicos. O uso da bactéria considerada benéfica também indicou sua capacidade de estimular o crescimento saudável das plantas. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília. 

O tema foi uma sugestão da professora e orientadora do trabalho, Joséli Schwambach, decorrente do andamento das pesquisas sobre a bactéria na UCS e em outras universidades. Alessandra aceitou a proposta e desenvolveu um produto  à base de um material derivado do resíduo da uva carbonizado gerado em vinícolas, chamado biochar, além de um chorume proveniente da compostagem de resíduos da fruta e do soro de leite.

Joséli reforça a importância do estudo por apresentar uma alternativa natural e valorizar materiais que seriam descartados. “A relevância dessa pesquisa está em apontar caminhos para uma agricultura mais sustentável, com menor uso de produtos químicos nocivos, menor impacto ambiental e alimentos mais seguros para o consumo. Ao mesmo tempo, agrega inovação e contribui para o aproveitamento inteligente de subprodutos, mostrando como ciência e sustentabilidade podem andar juntas”, exalta. O trabalho contou com o financiamento do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), através do Programa Pesquisador Gaúcho (PqG). O estudo da bactéria na UCS iniciou-se em 2018. A tese de doutorado resultou em dois pedidos de patente e na publicação de seis artigos em revistas internacionais. 

O PPGBIO já havia recebido duas menções honrosas, por outros trabalhos, em edições anteriores do Prêmio CAPES de Tese. Nesta oportunidade, a distinção  representa o reconhecimento da relevância nacional para a pesquisa e a importância do tema estudado para a agricultura sustentável. “A conquista também valoriza a qualidade da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, evidenciando sua capacidade de produzir ciência inovadora e de excelência, bem como reflete a importância da iniciativa desenvolvida no Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas”, reforça a orientadora. 

Fotos: arquivo pessoal