Povos indígenas do Xingu participam de atividades na Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/11/2024 | Editado em 07/11/2024

Iniciativa, na tarde desta sexta-feira, 8 de novembro, vai oportunizar diálogo com a comunidade acadêmica e escolas

A Universidade de Caxias do Sul recebe nesta sexta-feira, 8 de novembro, indígenas da aldeia Ngahünga Matipu, localizada na região do Xingu, interior do Mato Grosso. Durante a tarde, a partir das 14h30min, no Centro de Convivência, no Campus-Sede, serão realizadas atividades que vão abordar a riqueza dos povos originários do Brasil. A atividade é aberta para toda comunidade acadêmica. Também está confirmada a presença de escolas de Caxias do Sul.

Entre as ações está a apresentação o livro Diacuí Flor dos Campos – 70 Anos, de Duclerc Silva, que fala de aspectos da cultura indígena a partir da biografia do primeiro casamento oficial autorizado de uma indígena com um homem branco no Brasil. A programação também conta com danças, apresentações musicais e outras atividades.

O professor Ramon Tisott, da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS e um dos organizadores do evento, diz que a iniciativa vai promover o diálogo intercultural e ampliar o conhecimento sobre as culturas indígenas entre a comunidade acadêmica e a sociedade de Caxias do Sul. O professor destaca que a UCS vem construindo relações com os povos indígenas. O curso de História, por exemplo, tem realizado atividades acadêmicas e culturais com a participação de comunidades kaingang da região, buscando enfatizar como a presença indígena contribui para a diversidade sociocultural e suas tradições oferecem uma riqueza de conhecimento que integra a formação social e cultural local.

A atividade tem como realizadores e apoiadores: Área do Conhecimento de Humanidades da UCS; produtor cultural Duclerc João da Silva; Projeto Roteiro de Promoção da Igualdade Racial com Acessibilidade e Inclusão da Diversidade (LPG Estadual RS); comunidade kaingang Pó Nãnh Mág, de Farroupilha; Secretaria Municipal da Educação, por meio do núcleo permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER); 4ª Coordenadoria Regional de Educação; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul; e Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS).

Programação:

  • Relato expositivo e contextualização do livro Diacuí Flor dos Campos – 70 Anos, com Duclerc Silva
  • Apresentação dos representantes da Aldeia Ngahünga Matipu/Alto Xingu/Mato Grosso
  • Música de flauta – Cacique Arifira
  • Dança indígena
  • Apresentação de pinturas corporais e adereços indígenas
  • Exposição e venda de artesanato
  • Comercialização do livro Diacuí Flor dos Campos – 70 Anos
  • Produção e experimentação do Beiju e do Mingau de Pequi (iguarias que integram a base alimentar dos povos xinguanos)
  • Apresentação das obras de livro e filme de uma comunidade Kaingang de Farroupilha

Foto: Associação Indígena Matipu