Confira a programação e participe da 1ª UCS International Week
Iniciativa valoriza o processo de internacionalização no meio universitário, promovendo o desenvolvimento de competências globais e interculturais
Começa nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, no Campus-Sede e nos campi da Universidade de Caxias do Sul a 1ª UCS International Week. O evento segue até dia 6 de outubro, com programação voltada para estudantes, docentes, pesquisadores, funcionários e comunidade e com o objetivo de valorizar o processo de internacionalização no meio universitário, promovendo o desenvolvimento de competências globais e interculturais da comunidade acadêmica.
Serão realizadas palestras, workshops, aulas abertas de línguas estrangeiras, independente do nível de conhecimento prévio, exposições artísticas, experiências de gastronomia, dança, música, teatro, literatura, imersões no cinema e em museus, shows, concertos, tours guiados pelos campi e outras diversas atividades multiculturais presenciais e on-line, com a participação de convidados de instituições parceiras, consulados, associações internacionais e agências de intercâmbio.
Os professores prepararam dinâmicas que serão apresentadas em sala de aula com abordagens pedagógicas particulares, permitindo o contato com diferentes línguas e culturas. A programação também conta com cardápio especial, já que durante os dias do evento os bares e restaurantes do Campus-Sede irão oferecer algumas opções temáticas. Confira a programação completa aqui.
O vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, traduz a magnitude do evento. “A internacionalização permite uma ampla capacidade de visão e de atuação em contextos internacionais. É preciso estar preparado para o trabalho em qualquer país do mundo, entendendo as oportunidades para a profissão e estabelecendo condições intelectuais e comportamentais para se adaptar e se conectar com novas culturas”, explica ao destacar a importância da criação de uma cultura institucional com inserção multicultural. “Nesse primeiro momento, não esperamos a excelência no idioma, queremos que todos possam praticar e aprender”, complementa.
Para o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a internacionalização de uma universidade é um processo evolutivo, e eventos como esse se conectam com a necessidade de proporcionar experiências culturais enriquecedoras em todos os âmbitos da internacionalização, que é desenvolvida a muitas mãos. “Queremos estimular as atividades interculturais, a criação de uma perspectiva multicultural e o desenvolvimento de um pensamento global. Nesse sentido, o nosso trabalho é fortalecer, cada vez mais, o sentimento de pertencimento a essa Universidade de pessoas e conhecimentos em movimento”, afirma, com a intenção de que a internacionalização da UCS, já estabelecida em diversos aspectos, alcance novos patamares na pesquisa, na inovação, no ensino e na extensão, com impactos no desenvolvimento da região.
A coordenadora de Relações Internacionais da UCS, Fabíola Carla Sartor, convida os estudantes a participarem das atividades promovidas na 1ª UCS International Week. “Aproveitem a semana para chegar mais cedo no campus, comer os lanches especiais, assistir a um curta-metragem gratuito em outro idioma, prestigiar a feira de intercâmbio, que ocorrerá no Centro de Convivência, participar das aulas abertas de idiomas, danças e tantas outras atividades multiculturais para descobrir seus interesses”, recomenda Fabíola.
As inscrições, que garantem horas complementares, poderão ser realizadas no local de cada atividade, junto ao recebimento do carimbo do passaporte – passe-livre para aproveitar toda a programação. Todos os campi terão a dinâmica de entrega de passaporte e registro de presença com carimbo nas atividades extracurriculares, além das atividades acadêmicas, organizadas pelos professores em sala de aula. Ao completar três carimbos, os participantes ganham um brinde especial da UCS, e a partir de seis, um prêmio especial do UCS Línguas Estrangeiras.
Os interessados também terão acesso a lives talks diárias, com transmissão on-line pelo canal do YouTube UCS Educacional. Visitas de escolas podem ser agendadas pelo telefone (54) 3218.2547.
Saiba onde retirar o seu passaporte.
A internacionalização da UCS
O primeiro movimento institucional de internacionalização da Universidade de Caxias do Sul ocorreu em meados de 1995, com a intenção de abrir as portas para a comunidade científica internacional, integrar redes de cooperação internacionais e atuar em parcerias bilaterais com universidades estrangeiras de diversos países. Neste período, a UCS liderava Simpósios Internacionais, Certificação Internacional e Redes Internacionais, ações que já impulsionavam a internacionalização para além da Mobilidade Acadêmica.
Em 1996, foi criada a Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (ASAI), que em 2009 passou a ser chamada de Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (ARINT). As ações de internacionalização da UCS fazem parte das diretrizes da Instituição e também de seu princípio ‘Inserção Local e Global: a Universidade buscará a inserção simultânea nos planos local, regional, nacional e internacional’.
Para fomentar ainda mais este propósito, em 2018 foi elaborado o Plano Institucional de Internacionalização da Universidade de Caxias do Sul (PIINT/UCS) e o Projeto Institucional de Internacionalização (PRINT/CAPES/UCS) com o objetivo de estruturar e sistematizar as discussões e o conhecimento construído. O vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, contextualiza que a UCS tem quatro pilares, Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão, sendo que a Internacionalização possibilita uma transversalidade de elevada qualidade e destaque. Para ele, a internacionalização seria o quinto eixo, que qualifica e traz mais dinâmica aos demais, por meio das experiências externas e o contato com diversas culturas e idiomas. “A internacionalização não é uma opção, é uma necessidade de todas instituições que, a exemplo da UCS, desejam se manter entre as melhores universidades”, afirma.
Recentemente, a UCS marcou presença pela quinta vez consecutiva no World University Rankings 2024 da Times Higher Education, avaliação do Ensino Superior prestigiada mundialmente. No Brasil, apenas 56 instituições figuram na classificação, na qual a Instituição também se destaca entre as três privadas e comunitárias do Rio Grande do Sul elencadas.
Com mais de duas décadas de atuação na área internacional, os números refletem os esforços. De acordo com os dados contabilizados pela ARINT, de 1997 a 2023 a Universidade somou a movimentação de mais de 10.071 pessoas, enviadas e recebidas, entre estudantes e docentes. Isso equivale a uma história de internacionalização por dia durante 27 anos, 6 meses e 27 dias.
Mais recentemente, nos últimos dez anos, a UCS gerou a movimentação de 2.880 estudantes, enviados e recebidos, das interações que foram mapeadas pela ARINT. Atualmente, a Instituição contabiliza 123 acordos de cooperação firmados com 26 países de diversos continentes. Para além disso, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), criada em 1976, também agrega no nível de internacionalização da Instituição. Somente em 2023, a EDUCS publicou 90 livros – e está com 32 títulos em andamento. Desse total, 12 obras são de autores estrangeiros, foram traduzidas ou estão publicadas em outros idiomas. Isso significa dizer que 13% dos livros publicados pela EDUCS, este ano, tem natureza internacional.
Outras atividades no âmbito da internacionalização que têm destaque são as missões acadêmicas e técnicas, as palestras internacionais nos campi, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), os eventos pré-embarque, os cursos oferecidos no UCS Línguas Estrangeiras e no programa UCS Summer School.
Saiba mais sobre o Programa UCS Internacional clicando aqui.
Fotos: Banco de Dados UCS