Primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em Farroupilha inicia atividades
Este semestre marca o início das atividades da primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UCS no Campus Universitário de Farroupilha. É o primeiro Mestrado ofertado no Município, assim como a primeira incursão do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCiMa) para além do Campus-Sede da Universidade. O curso, que responde a uma demanda da comunidade, volta-se à pesquisa nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Engenharias e Tecnologias.
A sessão inaugural ocorreu de forma on-line, no dia 12 de agosto, assim como serão realizadas as aulas em função da pandemia, e reuniu os novos alunos, o corpo docente e os professores Fernanda Maria Francischini Schmitz, diretora do Campus de Farroupilha, Neide Pessin, diretora da Área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, Fabiano Larentis, coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, e o coordenador do curso, Odilon Giovannini Jr.
O início da oferta em Farroupilha, segundo o professor Odilon, está repleto de significados. Além de conquista para a comunidade local e regional, que permite ampliar conhecimentos para aprimoramento dos processos educacionais, conforme considera, é resultado do esforço conjunto de corpo docente, mestrandos e mestres do Programa que, ao longo de seus oito anos, construíram um curso que conquistou o conceito 4 da CAPES e, com a turma no Campus Universitário de Farroupilha, manifesta sua maturidade acadêmica. “Por fim, essa data reflete e solidifica o compromisso da Universidade de Caxias do Sul com a produção e socialização do conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento da região”, salienta o coordenador.
A diretora do Campus Universitário de Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, lembra que a UCS está inserida no Município desde 1993, onde atua fortemente na graduação, na pós-graduação Lato Sensu e na extensão, em especial nas áreas Jurídicas e Sociais Aplicadas. “A primeira turma de Stricto Sensu em Farroupilha marca a ampliação das áreas de atuação do CFAR e um salto na educação e na pesquisa locais. A qualificação pessoal e profissional alcançada pelos alunos do Mestrado vai impactar positiva e diretamente em uma cidade que já tem um reconhecimento nacional dos seus processos educativos”, acredita.
“A turma extra do Programa em Farroupilha evidencia a importância da UCS em sua região de abrangência e o seu impacto junto à população e aos interessados em qualificar seus conhecimentos e suas carreiras, principalmente por envolver a formação em stricto sensu, presente nos seus dezoito programas de pós-graduação”, acrescenta o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCS, professor Fabiano Larentis.