Professor da universidade portuguesa Fernando Pessoa, Miguel Trigo é recebido na UCS
Referência em inovação, gestão, inteligência competitiva e educação corporativa, doutor em Ciências da Informação e da Comunicação visitou Universidade de Caxias do Sul e foi convidado a ministrar evento científico na próxima passagem pelo Brasil. Encontro vislumbrou ampliação de trocas acadêmicas a partir do convênio já existente entre as duas instituições
Professor da Universidade Fernando Pessoa (UFP), na cidade do Porto, em Portugal, o doutor em Ciências da Informação e da Comunicação Miguel R. Trigo foi recebido no gabinete da Reitoria da UCS na quinta-feira, 6 de abril, pelo vice-reitor Asdrubal Falavigna.
Em agendas pelo Brasil – país com o qual tem forte ligação – em um roteiro que incluiu passagem por São Paulo e palestras em Brasília e Belo Horizonte, vinculadas ao Conselho Federal de Administração, esteve, pela primeira vez, na Universidade de Caxias do Sul. Na oportunidade, foi apresentado à Instituição e sua estrutura de impacto regional, a partir da natureza comunitária que orienta trocas com as mais diversas entidades sociais.
Autor e referência em inovação, gestão, inteligência competitiva e educação corporativa, foi convidado a compartilhar conhecimentos em evento científico na próxima vinda ao país. Agradecido pela recepção e prospectiva de retorno, pontuou o apreço pela área da educação e exaltou a importância das interlocuções. “Temos que estar sempre aprendendo com o que está no mundo real”, considerou, reforçando o impacto de repercutir essas vivências em suas aulas e convidando Falavigna às agendas acadêmicas na universidade portuguesa.
Na oportunidade, o vice-reitor da UCS incentivou a amplificação da interlocução entre as instituições de ensino, em trocas docentes e discentes, a partir do convênio já existente entre UCS e UFP. Fundada em 1996, a universidade resulta de um projeto inovador de ensino superior iniciado em 1988, com a instituição da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.
Em 2023, conforme informou o docente, a instituição tornou-se uma das primeiras universidades portuguesas autorizadas a implementar um curso de Medicina. Fato que Falavigna parabenizou, disponibilizando conhecimentos adquiridos na trajetória de 55 anos do curso de Medicina da UCS – entre as 99 ofertas de graduação da Universidade – à comunidade acadêmica parceira. Trigo acrescentou informações sobre o curso de Odontologia da UFP, com cerca de 20 anos, e de Fisioterapia, destaques em infraestrutura e que atraem estudantes dos países vizinhos – no que reforçou-se a importância da internacionalização do ensino, com aulas em português e em inglês. Na comunicação, definiu os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e de Marketing da Universidade Fernando Pessoa como pioneiros em Portugal.
Acompanharam a receptiva o chefe de gabinete da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu; o integrante suplente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul e do Conselho Federal de Administração, Emir José Alves da Silva, presidente da Sicredi Cooperucs; a conselheira do Conselho Regional de Administração do RS professora Nadir Becker; e o presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e vice-presidente financeiro do CRA-RS, Marcos Ricardo Pretto.
Fotos: Bruno Zulian