Professor de Oxford palestra em aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Um dos mais importantes filósofos da atualidade, Roger Crisp aborda a temática do reducionismo em evento no Campus-Sede da UCS
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) e a Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul promovem nesta quinta-feira, 11 de abril, aula inaugural com o professor da Universidade Oxford Roger Crisp, que apresentará a temática “Reducionismo e o que importa para a sobrevivência” (“Reductionism and what matters in survival”). A mediação ficará por conta do professor Darlei Dall’Agnol, da Universidade Federal de Santa Catarina. Com entrada franca, a conferência se inicia às 10h, no auditório Professor Jayme Paviani, no Bloco E do Campus-Sede. As inscrições são recebidas a partir deste link.
Nas últimas décadas, as perspectivas reducionistas da identidade pessoal tornaram-se cada vez mais populares, em parte devido à influência das perspectivas do filósofo britânico Derek Parfit. Centrando-se em particular em Parfit, segundo o qual o que importa não é a identidade, mas sim a “sobrevivência”, esta palestra diz respeito ao que um reducionista deve dizer sobre o que importa na sobrevivência.
O coordenador do PPGFIL, professor Evaldo Antônio Kuiava, enaltece a visita de Crisp à Instituição: “é um honra receber um filósofo renomado como é o Crisp. Ele é referência nos estudos da ética no mundo atual. A conexão do Programa de Filosofia com os principais centros de pesquisa do mundo nos coloca também na vanguarda nos estudos de ética na UCS” considerou.
Sobre o palestrante
Roger Crisp é considerado referência mundial no campo da ética, em particular da metaética, da ética normativa e da ética aplicada. Também trabalha em outras áreas da Filosofia, incluindo filosofia antiga e filosofia política. Durante a carreira docente, editou várias coleções, incluindo o Oxford Handbook of the History of Ethics, e traduziu a Ética a Nicômaco de Aristóteles para a Cambridge University Press. Atualmente, Crisp é diretor do Oxford Uehiro Centre for Practical Ethics, professor de Filosofia Moral na Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford, e Uehiro Fellow em Filosofia no St Anne’s College, Oxford.