Professora da UCS é eleita para comitê gestor nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello
Aline Passuelo é docente de cursos de graduação e em dois Programas de Pós-Graduação

A trajetória da Universidade de Caxias do Sul nos estudos voltados aos fluxos migratórios ganha mais reconhecimento. A professora Aline Passuelo, integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello desde sua fundação na UCS, em 2022, foi eleita para integrar o comitê gestor nacional. Atualmente, existem mais de 50 cátedras neste tema no Brasil, além de 18 em outros países, todas ligadas à Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
A docente leciona nos cursos de Direito, Serviço Social, Agronomia, em todas as licenciaturas e nos Programas de Pós-Graduação em História e Turismo e Hospitalidade. Além dela, fazem parte do grupo professores da Universidade Federal da Bahia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Pará. Aline explica que a ideia de formar o comitê gestor surgiu a partir da necessidade de uma integração maior com a ACNUR. “Realizamos reuniões bimestrais. Entretanto, não é possível encaminhar todas as demandas somente nesses encontros. Com isso, compreendemos que a agilidade necessária aconteceria com a criação do comitê gestor. Faremos uma ponte entre as cátedras brasileiras com o ACNUR”, detalha.
A eleição do comitê ocorreu durante o XVI Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello, realizado de 27 a 29 de agosto, na Universidade Estadual da Paraíba e na Universidade Federal da Paraíba. A professora Aline representou a Cátedra da UCS no evento. Entre as definições do encontro está a aproximação do ACNUR com o Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para viabilizar uma linha de financiamento para pesquisas na temática das migrações.
Cátedra Sérgio Vieira de Mello
A Universidade de Caxias do Sul está vinculada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, desde 2022. A UCS sediou o XIV Seminário Nacional, realizado em 2023. Além disso, esteve presente na edição de 2024. O grupo da UCS é formado por docentes de diversas áreas e dos Programas de Pós-Graduação do Direito, da Psicologia, da História, do Turismo e Hospitalidade, da Filosofia e da Letras e Cultura.
O nome da Cátedra é uma homenagem ao filósofo e diplomata brasileiro, funcionário da Organização das Nações Unidas durante 34 anos e alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Em 19 de agosto de 2003, Mello faleceu em Bagdá, capital do Iraque, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de um atentado a bomba contra a sede local da ONU.
Foto: arquivo pessoal