PPG em Engenharia e Ciência dos Materiais conquista nota máxima em avaliação da Capes
Primeiro 7 da história da Instituição aponta nível de excelência internacional. Vários outros PPGs também superaram suas notas

A Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou a Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação, correspondentes ao período de 2021 a 2024, na qual a Universidade de Caxias do Sul, pela primeira vez, conquistou a nota máxima 7, conferida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT). No quadriênio anterior, referente a 2017-2020, já havia alcançado, no mesmo programa, o conceito 6, o maior já obtido pela UCS até então.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PPGEPROTEC) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) também superaram suas notas, evoluindo para 5. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal (PPGSA) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECAM) tiveram suas notas ampliadas para 4. “Os PPGs foram recomendados pela Capes, o que permite seu pleno funcionamento e reconhecimento legal dos diplomas”, complementa o professor Everaldo Cescon, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS. De acordo com ele, as notas obtidas possibilitam à Universidade a apresentação, na próxima janela do calendário da Capes, projetos para quatro novos doutorados – em Ensino de Ciências e Matemática, em Psicologia, em Saúde Animal e em Engenharia e Ciências Ambientais. “Além dos projetos de novos mestrados, que já temos programados”, revela.
Sistema de Avaliação
Vinculada ao Ministério da Educação, a Avaliação Quadrienal da Capes visa a garantir a qualidade e retratar a situação da pós-graduação stricto sensu nacional, contribuindo e concedendo subsídios para o avanço de cursos em diferentes áreas. Ela é parte do processo de Permanência, realizado em 50 áreas de avaliação, seguindo sistemática e conjunto de critérios básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, em uma escala de 1 a 7, atribuídas aos mestrados e doutorados, após análise dos indicadores referentes ao quadriênio avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais. São esses resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos poderão renovar o reconhecimento para continuarem a funcionar no período subsequente. “Nossas notas refletem produção científica e formação de excelência. Quem estiver interessado em fazer um curso precisa estar atento se ele é recomendado pela Capes e qual a respectiva nota. Quanto maior a nota, melhor a formação oferecida e mais oportunidades de bolsas e de pesquisa, bem como inserção posterior no mercado de trabalho”, argumenta o pró-reitor.
Impactos refletem a excelência acadêmica
As notas conferidas pela Capes que variam entre 3 e 5 constituem indicadores regular, bom e muito bom; e 6 e 7 apontam um nível de excelência internacional, com reflexo direto nos investimentos e validade dos títulos. Os resultados da Avaliação Quadrienal impactam tanto os alunos, ao indicar a qualidade da formação; os programas, que influenciam o orçamento, a quantidade de bolsas e o investimento em pesquisa; quanto o país, refletindo na qualidade da pós-graduação brasileira e orientando políticas de desenvolvimento. “Conquistamos resultados muito positivos, o que reitera o compromisso com a educação como missão indissociável aos princípios da UCS”, finaliza Cescon.
Foto: Claudia Velho/Arquivo UCS
Compartilhar