Programa de Pós-Graduação em Psicologia apresenta pesquisa a órgãos da Segurança Pública
Levantamento sugere possibilidades de intervenções para a promoção da saúde mental dos profissionais que atuam na área
Os professores João Ignacio Pires Lucas, Magda Macedo Madalozzo e Silvana Regina Ampessan Marcon, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade de Caxias do Sul, e a doutora em Psicologia e Administração Luana Folchini da Costa, apresentaram recentemente os resultados da pesquisa “Fatores Psicossociais do Trabalho e Estratégias de Enfrentamento para Promoção da Saúde e Prevenção ao Suicídio em Profissionais de Segurança Pública do RS”. O trabalho do Mestrado Profissional em Psicologia foi divulgado para integrantes das secretarias de Segurança e da Fazenda do Estado e do Departamento Médico da Brigada Militar.
A equipe de pesquisadores apresentou possibilidades de intervenções para a promoção da saúde mental dos profissionais que atuam na área da Segurança Pública. A pesquisa teve início em outubro de 2022 e terminou em junho de 2024, envolvendo 645 profissionais de Segurança Pública. Os principais resultados apontam para os fatores psicossociais do trabalho (recursos tecnológicos, organização do trabalho, relações com colegas e chefias e ritmo de trabalho) e as estratégias de enfrentamento (foco nas tarefas e comportamentos de relaxamento e lazer) como variáveis protetivas dos sintomas de adoecimento mental mensurados pelas escalas de estresse, depressão e risco de suicídio.
A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado e a UCS, e contou com a participação dos bolsistas de Iniciação Científica do curso de Psicologia da UCS Alexandra Carol Cioato, Éder Leonardo De Vitte Horn, Kim Corso Andreazza, Fernanda Bittencourt Prigol e Morgana Cavalheiro.
Foto: Divulgação