Programa de Segunda Licenciatura da UCS está com inscrições abertas
Cursos estão sendo oferecidos nas modalidades presencial e EAD. Docentes podem se inscrever até 19 de fevereiro, e aulas se iniciam em março
Titulares de diploma de Licenciatura concluída pela Universidade de Caxias do Sul ou outras Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem se inscrever no Programa de Segunda Licenciatura da UCS. A iniciativa surge como uma oportunidade de formação continuada em um curso diferente da sua formação inicial, além de ampliar e qualificar os campos de atuação profissional. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro. Todos os prazos e regramentos de participação estão disponíveis no edital.
No Campus-Sede, em Caxias do Sul, serão oferecidos os cursos presenciais de Filosofia, Física, História, Letras (português e inglês) e Pedagogia – este último também disponível no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em Bento Gonçalves. O docente também pode optar pela modalidade EAD, onde estão disponíveis as licenciaturas em Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (português e inglês), Matemática, Pedagogia e Química.
A formação de docentes e a oferta de um contínuo processo de qualificação dos professores são pautas permanentes da Universidade de Caxias do Sul desde a sua fundação. A UCS entende a Educação Básica de qualidade como primordial na construção de uma sociedade melhor e, portanto, enquanto instituição comunitária, ressalta sua responsabilidade em investir na formação de docentes.
Nesta esteira, destaca a coordenadora do Programa, professora Rochele Rita Andreazza Maciel, que a UCS tem o compromisso de oferecer cursos que proporcionem a formação de professores críticos, reflexivos e capazes de lidar com a complexidade e os desafios da sociedade, através da profundidade pedagógica e da capacidade de inovação. “Enquanto universidade comunitária, nos diferenciamos na formação de docentes comprometidos e identificados com a profissão, com condições para interpretar diferentes contextos e responder de forma eficaz e inovadora aos desafios de uma sociedade plural”, ressalta.
Foto: Daniela Schiavo/Acervo UCS