Projetos de mestrado in company propõem soluções personalizadas para empresas
Mestrandos apresentaram propostas de dissertações dedicadas aos processos produtivos da RIO Metalúrgica Riosulense S.A. O objetivo é potencializar práticas de inovação na organização catarinense
Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da Universidade de Caxias do Sul apresentaram suas propostas de dissertação na RIO Metalúrgica Riosulense S.A, no município de Rio Sul, em Santa Catarina. A empresa é objeto dos projetos da primeira turma de mestrado profissional in company da UCS, modalidade na qual os trabalhos desenvolvidos buscam atender às necessidades e desafios específicos das organizações.
Na sede da empresa, nos dias 1º e 2 de agosto, acompanhados dos professores Alexandre Fassini Michels, coordenador do PPGMEC, Alexandre Vieceli, Rodrigo Panosso Zeilmann e Giovani Telli, os mestrandos Clebson Ferreira, Cristian Faller, Eliasar Bernardo, Marcelo Hausmann e Roberto Resende compartilharam propostas com gestores e outros colaboradores da RIO – todos os mestrandos são funcionários da organização. As abordagens vão tratar sobre o desenvolvimento de novas ligas de alumínio, aço ou ferro fundido incorporando elementos químicos, como o nióbio. Sua aplicação permite criar metodologias para o desenvolvimento de novas ligas, estratégias de produção e técnicas de usinabilidade, objetivando o aumento da qualidade e do rendimento destes produtos, além de oportunizar futuras pesquisas.
Com o intuito de melhor compreender os processos produtivos, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação visitou a RIO em 2023. A troca entre universidade e empresa em fomento à inovação levou à implementação de uma agenda entre as instituições.
De acordo com o professor Alexandre Fassini Michels, a interlocução com a RIO, além da vivência acadêmica de apresentação e qualificação das propostas, proporcionou desdobramentos que vão originar futuras colaborações com a UCS em distintas frentes que podem envolver pesquisa, ensino e extensão. O docente também destacou o papel da Universidade neste contexto: “Esta colaboração tem um significado especial para o Programa de Pós-Graduação e a Instituição, pois fortalece a formação de recursos humanos para atuarem em organizações de modo a promover avanços tecnológicos e de inovação”, completa.
Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação