Prova de Português para imigrantes reúne 117 participantes e áreas que atuam em apoio ao público estrangeiro na UCS
A atividade, que marca a conclusão do curso de Português para Imigrantes, também oportunizou integração com oficinas sobre cultura, direitos e acesso à educação
O Programa de Português para Estrangeiros da Universidade de Caxias do Sul reuniu 117 participantes em nova aplicação da prova de Português para imigrantes, que marca o encerramento do curso após 12 semanas de aulas on-line.
Nesta edição, no dia 24 de junho, presencialmente no Campus-Sede, a acolhida aos concluintes teve a participação de diversas instâncias da Universidade com atuação em áreas relacionadas ao público imigrante e refugiado. A proposta foi oportunizar integração e oficinas aos alunos de diferentes nacionalidades, como haitiana, senegalesa, paquistanesa, chinesa e peruana.
Foram abordados os direitos das pessoas e trabalhistas, aspectos culturais e geográficos das regiões brasileiras, história, cinema e literatura brasileiros, além do cenário educacional no país, incluindo as formas de ingresso no Ensino Superior e nos programas da UCS, e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
O acolhimento aos familiares e às crianças que acompanhavam os alunos teve o apoio do curso de graduação em Pedagogia e de outros cursos na área do conhecimento de Humanidades.
Para além dos candidatos à prova, foram convidados para integrar as oficinas imigrantes em contato com a Cruz Vermelha e que trabalham nas empresas Randon.
A mobilização na Universidade envolveu o Programa de Português para Estrangeiros, o UCS Línguas Estrangeiras e a Assessoria de Relações Internacionais, os integrantes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, na Universidade (que mobiliza ações na área do direito internacional humanitário, do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional dos refugiados), em parceria com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), participantes da Cátedra UNESCO (orientada para a Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental), os Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras, e docentes da área de Humanidades, como as professoras Carla Valentini e Elsa Mônica.
O Programa
Os cursos para imigrantes são desenvolvidos pelo Programa de Português para Estrangeiros (PPE), da Universidade de Caxias do Sul, desde 2018. A partir de 2019, o programa passou a oferecer, também, a certificação do conhecimento em Língua Portuguesa para esse público. Em 2021, para cumprir o que dispõe a portaria 623, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa passou a elaborar e ministrar cursos de português para imigrantes. Além da frequência durante as aulas, os alunos precisam estar presentes para a realização do teste, que é elaborado e aplicado pela equipe de professores do programa.
Desde a vigência da portaria, e até o momento, 815 alunos já estiveram no Campus-Sede da UCS para a realização das provas.