Psicologia: da formação teórica à prática clínica e social.
Com inscrições abertas no Vestibular Complementar UCS, o curso de Psicologia se destaca na região por contar com infraestrutura ampliada, focar na formação humana e por estimular práticas acadêmicas
“Um divisor de águas”. A metáfora funciona bem para Marcelo Henrique dos Santos, 23 anos, definir o estágio que realiza no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA). Acadêmico de Psicologia, o jovem, em fase final da graduação, atua no espaço acadêmico há três semestres, atendendo a cerca de cinco pacientes semanalmente.
“Nos estágios finais da graduação, podemos escolher entre diversos locais de estágio. Escolhi o SEPA por causa da modalidade de atendimentos. Já atendi pacientes de diversas faixas etárias, em diferentes modalidades, como o atendimento familiar”, exemplifica o rapaz.
Para ele, o SEPA possibilitou a aplicação prática da teoria que ele estuda no curso. “O conhecimento passou a ter um sentido diferente, mais rico e profundo, conforme fui me envolvendo com as atividades”, completa, destacando o percurso em fase de conclusão.
SEPA: espaço de aprendizagem
O SEPA é o serviço-escola do curso de Psicologia, espaço das práticas clínicas do estágio obrigatório que compõem a grade curricular e as atividades de graduação vinculadas às disciplinas do curso. Os atendimentos à comunidade são realizados por estagiários supervisionados por professores psicólogos e ocorrem por meio do Serviço Único de Saúde (SUS). Os encaminhados vêm a partir das Unidades Básicas de Saúde.
Em 2017, conforme a professora Cláudia Alquati Bisol, coordenadora do SEPA, foram atendidos em torno de 650 pacientes. “O estágio curricular em psicologia clínica é uma oportunidade para o exercício do pensamento clínico necessário para a atuação do psicólogo diante das demandas trazidas pela comunidade”, destaca Cláudia.
Na UCS, a Psicologia está prestes a completar 40 anos. Nesse período, explica a coordenadora Rossane Frizzo de Godoy, o curso sempre buscou se adequar às mudanças do seu tempo. As atualizações levaram em conta as definições do Ministério da Educação, e a formação do aluno sempre teve como meta aliar uma base teórica forte com ações práticas, de inserção comunitária.
Além do SEPA, onde Marcelo realiza estágio, a integração social também se observa em outros espaços da Instituição, como no Hospital Geral, na Clínica de Fisioterapia e no Serviço de Assistência Jurídica (SAJU), por exemplo.
Com a reestruturação curricular do último semestre, o curso reforçou a característica de focar o olhar sobre o sujeito humano. Além disso, as práticas de estágio em Psicologia Clínica Ampliada e Organizações e Trabalho, possibilitam ao graduando um importante espaço de apreensão da realidade e de aprofundamento e consolidação de competências, ganhando ênfase especial na graduação.
“Na UCS, o aluno conta com uma formação interdisciplinar, tendo contato com alunos e professores de diferentes áreas. A interface com outros campos do saber fortalece a formação do acadêmico”, ressalta Rossane.