Quinto volume completa série Cansioniero Popolar, que traz acervo de canções da imigração italiana

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/04/2025 | Editado em 15/04/2025

Obra da EDUCS será lançada dia 23 de abril, junto a box que reúne toda a coleção e mais de 100 gravações musicais originais recuperadas 

Chega à quinta edição a série Cansioniero Popolar (Cancioneiro Popular), que divulga o acervo de canções da imigração italiana pertencente ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul. O lançamento, no dia 23 de abril, às 17h, na UCS Livraria, integra as homenagens aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e completa o projeto iniciado em 2021, que hoje resulta em uma coletânea de cinco volumes.

Novidade que enriquece a conclusão da série é o lançamento de um box com todas as edições e as cerca de 300 letras e pautas de canções coletadas ao longo do trabalho de pesquisa, iniciado em 1981 pelo Projeto Ecirs (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do RS), com o registro da performance de 36 corais de cidades da Região. O momento ainda marca a divulgação das gravações originais em áudio de mais de 100 músicas recuperadas de registros da performance de coros em comunidades e em festivais realizados na região Nordeste do Estado na década de 1980.

Último volume marca também o lançamento de um box com todas as edições da série e as cerca de 300 letras e pautas de canções coletadas ao longo da pesquisa

Os livros são organizados pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e pelo diretor do IMHC, pesquisador Anthony Beux Tessari. A pesquisa e formação de acervo têm a contribuição da historiadora Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, do escritor José Clemente Pozenato (in memoriam) e da professora e musicista Patrícia Pereira Porto. Com patrocínio da Móveis Florense, a publicação é da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), que criou um selo específico para as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Estado: La Macchina a vapore, em referência ao meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes em sua vinda ao Brasil.

As obras estarão à venda durante a sessão de autógrafos, e o valor arrecadado será destinado ao Projeto Mão Amiga de Flores da Cunha, que atende crianças em condição de vulnerabilidade social.

Volume V

Seguindo a proposta dos volumes anteriores, a quinta edição do Cansioniero Popolar apresenta canções interpretadas por corais de diferentes localidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul, acompanhadas da pauta musical manuscrita, da letra em língua original e da tradução – neste volume são 62. “O canto, como manifestação da cultura desenvolvida e conservada, além de registro estético, expõe elementos ordinários da comunidade que o gera ou promove, constituindo fonte e veículo da história e riqueza para o pesquisador atento ao fenômeno imigratório e colonizador”, declara o reitor Gelson Leonardo Rech no texto de apresentação, sobre o valioso patrimônio cultural registrado e divulgado.

A edição apresenta textos e imagens que têm como tema a família imigrante ou de descendentes, incluindo um artigo da pesquisadora Maíra Beltrame sobre as cartas do imigrante Paolo Rossato, que em 1883, aos 29 anos, chegava ao Rio Grande do Sul junto à esposa, Raquel Massignani, da província de Vicenza, região do Vêneto.

Serviço

O quê: lançamento do livro Cansioniero Popolar – Volume V e box com todas as edições
Quando: dia 23 de abril, às 17h
Onde: UCS Livraria – Centro de Convivência – Campus-Sede da UCS
Quanto: Volume V: R$ 70 e box com todas as edições: R$ 399. O valor arrecadado com a venda será destinado ao projeto social Mão Amiga de Flores da Cunha.