Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha discute formação de professores
Cerca de 80 educadores da Educação Básica participaram de evento para aprimorar o ensino escolar
A formação continuada de professores foi abordada durante o Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha (SECIMSEG), realizado neste sábado, 19 de outubro, na Sala Sescon do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul. Participaram do encontro cerca de 80 professores, a maioria da Educação Básica.
A preocupação em aperfeiçoar a didática em sala de aula é um compromisso social para a UCS. Um dos organizadores do evento, professor Odilon Giovannini, destaca que essa atenção é imprescindível em decorrência da vocação comunitária da Instituição. O simpósio contou com a realização de palestras que trataram de temas diversos relacionados ao ensino da disciplina de matemática em sala de aula.
Para Giovannini, entre os principais desafios atuais no campo da Educação está a valorização dos professores por meio de melhores condições de trabalho e remuneração, além do desenvolvimento de planos de carreira que estimulem os educadores a cursarem mestrado e doutorado. O docente também indica atenção aos resultados de avaliações externas, que podem refletir as dificuldades enfrentadas por alunos e professores. “Neste sentido, é fundamental uma articulação entre gestores públicos, direções escolares e professores para assegurar que a sala de aula e a escola sejam ambientes favoráveis ao desenvolvimento integral do aluno através de participação, engajamento, inclusão e respeito ao próximo”, pontua.
Para quem busca aprimorar processos educacionais, a UCS oferece diversas oportunidades. Para professores há o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Aos alunos das escolas são realizadas oficinas e eventos como o Rally Científico e a Mostra Científica e Tecnológica.
Fotos: Elenise Antônia Minella