Reitor Gelson Leonardo Rech recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa
Homenagem, proposta pelo deputado estadual Neri, O Carteiro, condecora pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Ato ocorreu no Vestíbulo Nobre do Parlamento Gaúcho
A trajetória acadêmica e profissional do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, foi reconhecida nesta segunda-feira, 2 de outubro, com a entrega da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A indicação corresponde à legislatura anterior (2019-2022), mas a homenagem não pôde ser realizada antes em virtude da pandemia.
Tataraneto de Ana Rech (1831-1916, imigrante italiana de forte presença comunitária e fundadora do bairro de mesmo nome), Rech é natural do distrito de Fazenda Souza. Aos 53 anos, é mestre em Filosofia, doutor em Educação e professor da UCS. É o décimo reitor da história da Instituição, função que ocupa desde maio de 2022.
Em seu pronunciamento, Rech agradeceu a homenagem e a dividiu com todos os que trabalham ao seu lado. Falou da responsabilidade de estar na liderança do processo de pesquisa, inovação, ensino e extensão de uma das maiores e melhores instituições de ensino brasileiras. Destacou o papel da UCS no desenvolvimento do país e chamou a atenção para o caminho a ser percorrido para o acesso e a permanência dos estudantes nas universidades comunitárias.
O reitor pontuou que a homenagem tem a ver estritamente com a Instituição a que pertence e que é por ela que se mobiliza, notabiliza e contribui para o coletivo. “O que se faz é o que deve ser feito e não há o que elogiar. Mas a vida vai nos mostrando que a generosidade das palavras, as honrarias, fazem bem, são como um elemento motivador, de elegância e afeto, que quando sincero, nos indica a fazer aos outros e também a saber receber”, refletiu. Por fim, o reitor convidou os presentes para a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva da UCS.
Vice-prefeita de Caxias do Sul e conselheira da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Paula Ioris celebrou a longa parceria entre a Instituição e a Administração Municipal, reconhecendo que a educação é quem desenvolve o eixo civilizatório do Brasil. Parabenizou o reitor por seu vasto trabalho em prol da academia e por liderar permitindo que as pessoas se sintam presentes na condução e no planejamento das ações e projetos.
O deputado estadual Neri, O Carteiro, proponente da homenagem ao reitor, afirmou que o professor faz jus à missão legada pelos fundadores da UCS, que é a de desenvolver Caxias e região através do conhecimento e do espírito comunitário e humanista, utilizando a educação como base para transformar a vida das pessoas. Disse que a homenagem é justa pela sua história de vida e legado do seu trabalho em prol do ensino, da saúde e das obras sociais. “Como toda essa bagagem de formação intelectual e um histórico inconfundível de atuação e empenho junto a um dos maiores complexos universitários do país, o professor Gelson carrega consigo as maiores virtudes de um ser humano: a humildade, a fraternidade e o amor ao próximo”, enalteceu o deputado.
Estiveram presentes na homenagem o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Lucchese, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, o diretor executivo da FUCS, Germano André Schwarz, o diretor administrativo-financeiro, Marcelo Faoro de Abreu, a presidente da Associação dos Docentes, Marlova Jaqueline Macedo Mendes, além de outros diretores, coordenadores de cursos e professores da UCS, e integrantes do Poder Público estadual e municipal.
Fotos: Bruno Zulian
Homenagem também em Guaporé
A Câmara Vereadores de Guaporé realizou dia 2 de outubro outorga solene em homenagem a Universidade de Caxias do Sul por seus 32 anos de presença no município. O presidente da Câmara, Alessandro Eduardo de Almeida, recepcionou na ocasião o reitor da UCS, professore Gelson Leonardo Rech, o diretor do Campus Universitário de Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni, e o ex-diretor do Campus, Rui Sanderson Bresolin.
A ligação de Guaporé com a UCS antecede o processo de regionalização da UCS, consolidado em 1993. A Instituição chegou ao município em 1991, com o curso de Tecnologia e Processamento de Dados. A elevação à categoria de Campus se deu em 1º de agosto de 2015. Atualmente, o CGUA atende a 200 alunos de 11 municípios da região e oferece sete cursos de graduação, três especializações e o mestrado em Direito. Ao todo, o Campus formou cerca de mil alunos até junho deste ano.
Crédito da foto: Luis Anildo Reder/Jornal Tribuna da Serra