Reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa participa de eventos na UCS
Reconhecido como um dos grandes pensadores da educação na atualidade, professor compartilhou ideias sobre aprendizado e pesquisa
“Atualmente, um dos piores problemas da Educação, principalmente na área da pesquisa, é a repetição de um mesmo discurso, de uma mesma linguagem, na qual tudo é inovador, moderno, conectado (…) .Precisamos parar de repetir essas banalidades e voltar ao essencial, ao comum e ao autoral (…) O discurso acadêmico de repetição está acabando com as universidades e atravancando a pesquisa e a ciência”. A partir dessa percepção, o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, instituição da qual é reitor honorário, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, iniciou seu bate-papo com professores e alunos da Universidade de Caxias do Sul na tarde de quinta-feira, dia 19 de outubro.
O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS), aproveitou a passagem de Nóvoa pela UCS, onde ele também foi um dos principais painelistas do Simpósio Internacional de Educação em Saúde, realizado dias 19 e 20 no UCS Teatro. Nóvoa é reconhecido como um dos grandes pensadores da educação na atualidade. Ao longo de duas horas, foi “sabatinado” no encontro organizado pelo PPGEdu, e ao mesmo tempo reverenciado. Professores e alunos lhe dirigiram perguntas sobre diferentes áreas da Educação, desde autoria e autenticidade, a relação pedagogia/tecnologia e o papel do educador diante de um atual cenário neoliberal. Em suas respostas, o professor não poupou referências a autores e pensadores como Pierre Bourdieu, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Louis Pasteur e Edgar Morin. Deste último, trouxe uma reflexão que resumiu o propósito do encontro. “Estamos em tempos incertos. Os exercícios de projeção e prospecção falham todos. Diante disso, o mais importante de tudo é termos capacidade de nos preparar para o que não sabemos, para o novo”.
Recepção
Antes do encontro com os docentes e acadêmicos, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa foi recepcionado pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, e pelo vice-reitor, Asdrubal Falavigna, e pela pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese. No gabinete, conversaram sobre o perfil das melhores universidades do mundo – segundo Nóvoa, localizadas atualmente na Holanda -, e a importância de trabalhar valores como humanismo e bem comum nas instituições de Ensino Superior. “Estamos nesse caminho, construindo uma nova proposta sobre o aspecto do humanismo”, comentou Rech.
Fotos: Bruno Zulian