Research Talks apresenta trabalho dos Institutos de Biotecnologia e de Pesquisas em Saúde da UCS
Campus-Sede da UCS vai receber nova edição do evento científico nesta sexta-feira, 30 de agosto. Programação também abordará estudos acerca do uso do óxido de grafeno
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul realiza nesta sexta-feira, 30 de agosto, mais uma edição do Research Talks, evento que promove a socialização dos resultados das pesquisas realizadas na UCS. Nesta edição, que ocorre a partir das 9h, no Salão de Atos do Bloco A, no Campus-Sede, serão apresentados os serviços e a trajetória dos institutos de Biotecnologia (IB), e de Pesquisa em Saúde da UCS (IPS), além de estudos acerca do uso de óxido de grafeno.
Oportunizando a interdisciplinaridade e a inovação com foco no desenvolvimento sustentável, o Research Talks é voltado para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e a comunidade em geral interessada nas temáticas.
Também é possível participar através da plataforma Google Meet. Para obter o certificado é necessário efetuar a inscrição neste link, que também detalha a programação completa do evento, que tem atividades até o mês de novembro.
Confira a programação do dia 30 de agosto:
9h- Pesquisa Clínica no IPS/UCS, com a diretora do Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS, Rosa Dea Sperhacke
A apresentação destacará o histórico do Instituto de Pesquisas em Saúde da Universidade de Caxias do Sul (IPS/UCS). Serão abordadas atividades, áreas de atuação, equipes de colaboradores e o papel do Instituto na promoção de pesquisa clínica de qualidade e no desenvolvimento de profissionais. Criado em 2019, o IPS dispõe de serviços de pesquisa clínica, comportamental, epidemiológica e laboratorial, e conduz estudos em parcerias com agências de fomento, indústria farmacêutica e universidades.
9h40min- Além da Ciência: 45 Anos de Inovação e os Novos Desafios do Instituto de Biotecnologia, com a diretora do Instituto de Biotecnologia da UCS, Joséli Schwambach
O foco será revisitar a trajetória de quatro décadas e meia do Instituto de Biotecnologia da UCS (IB) e projetar os futuros estudos da célula de pesquisa. A atuação do IB tem ênfase em desenvolvimento tecnológico, inovação e pesquisa científica, em estreita colaboração com os setores público e privado. Além disso, o Instituto está expandindo suas fronteiras e explorando novas áreas, incluindo a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos personalizados que respondem às necessidades específicas da comunidade científica e empresarial.
10h – Avaliação do Uso de Óxido de Grafeno como Tratamento Superficial em Fibras Sintéticas para Utilização em Concretos Reforçados com Fibra – coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS, Vinicio Cecconello
A pesquisa teve como objetivo avaliar os métodos de deposição superficial do óxido de grafeno (GO) e o seu efeito em concretos reforçados com fibra. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira buscou avaliar a importância da temperatura no tratamento de microfibras sintéticas; e a segunda avaliou o efeito do tratamento em macrofibras sintéticas e o seu impacto na microestrutura e resistência ao arrancamento. A partir desses estudos, o autor verificou alteração na zona de transição fibra-GO-matriz e, nela, a formação de regiões mais densas de produtos de hidratação do cimento.