Revisão como profissão: conheça o trabalho desenvolvido na Editora Universitária
Giovana Letícia Reolon compartilha experiências desenvolvidas como revisora da EDUCS para além da Instituição
Revisora das publicações da Editora da UCS – EDUCS, a caxiense Giovana Letícia Reolon é graduada em Letras – Redação e Revisão de Textos pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2019) e trabalha na área de revisão e formatação de textos desde 2017. Seus conhecimentos sobre a profissão, para além da Universidade de Caxias do Sul, foram compartilhados neste mês de julho com os alunos da UFPel em palestra durante a Semana Acadêmica de Letras.
Como egressa da instituição e atuante na área, Giovana ministrou a oficina A revisão como profissão: experiência em uma Editora Universitária. Durante o bate-papo, falou sobre a experiência no mercado, especificamente em uma Editora Universitária, o modo como faz suas revisões e concedeu dicas de cursos, estudos e ferramentas virtuais para agilizar o processo. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais uma alternativa do mercado profissional (as Editoras Universitárias) e trocar experiências e opiniões sobre o curso e a profissão, bem como ver que programas como o Microsoft Word, por exemplo, têm diversas ferramentas que podem nos auxiliar no processo de revisar textos. Houve conversas interessantes, em que discutimos sobre o “jeito certo” de cobrar pelos serviços, a necessidade de revisores freelancers terem cadastro como pessoas jurídicas, as maneiras de começar a trabalhar na área e buscar clientes, os processos pelos quais o texto passa em uma editora até se tornar, de fato, um livro pronto etc. Acredito que foi um bom momento de trocas e incentivos”, avalia.
Saiba mais sobre o tema a partir da contribuição de Giovana:
Qual a importância da revisão nas publicações da EDUCS?
Mais do que procurar erros ortográficos e gramaticais que os autores podem ter deixado passar durante o processo de escrita, na revisão da EDUCS buscamos deixar os textos mais acessíveis aos leitores, sugerindo que o autor modifique alguns termos e algumas frases para evitar ambiguidades, palavras que já não são muito usadas ou conhecidas pelo público geral, etc. É muito mais agradável ler um texto com coesão e coerência.
Quais os cuidados do revisor com a obra?
Acho muito importante ter um olhar diferente para cada obra. Cada autor tem seu estilo, cada selo editorial tem seu objetivo e cada área tem seus termos e suas intenções. Não posso revisar um texto técnico da mesma forma que um literário, pois cada um vai ter aspectos diferentes para eu dar mais atenção (diálogos, pontuação, formatação, nomenclaturas, “formalizações” etc.). Além disso, é importante lembrar que os autores têm seus estilos de escrita e a busca é por não interferir muito nisso, não modificando o texto ao ponto de o autor se sentir desconfortável ou não reconhecer o que ele próprio escreveu. Há limites para as nossas intervenções, e o objetivo do revisor e autor deve ser sempre o mesmo: deixar o texto na sua melhor versão.
Indique três aspectos positivos de trabalhar como revisora:
Sempre, desde criança, quis trabalhar com livros, então posso dizer que trabalho com o que amo. Meu trabalho é ler, o que por si só é incrível. O meu aspecto favorito da profissão é ler todos os dias textos tão diferentes, aprender coisas sobre as quais eu normalmente não pesquisaria por conta própria e descobrir textos ótimos de diferentes pessoas. Claro, nem sempre “pego” toda a informação dos textos, pois são muitas leituras no dia a dia, mas ainda assim é algo fascinante para mim. O que pode surpreender as pessoas no geral é que, como nossa língua é viva, o revisor precisa estar sempre se atualizando e estudando. Apesar de a maioria das regras gramaticais não mudar, os usos de palavras e expressões vão evoluindo com a gente, e nem tudo está expressamente regrado em gramáticas e dicionários, sendo importante estar aberto às possibilidades existentes entre texto escrito, língua usada e tema/assunto tratado.
O que gostaria de acrescentar sobre a vivência da palestra e na EDUCS?
A experiência de voltar para a instituição em que me formei, agora como profissional, foi ótima e sinto que na EDUCS estou crescendo muito como revisora, colocando em prática o que antes eram apenas teorias e suposições. Hoje nossa equipe segue crescendo e buscando novas ferramentas e formas de trabalhar e continuar entregando sonhos em forma de livros aos nossos autores, com o texto em sua melhor versão. A troca de experiências dessa oficina foi ótima para eu reafirmar minha escolha de estudos e trabalho, e espero que no futuro tenhamos mais conversas sobre a revisão de textos em diferentes contextos aqui em Caxias do Sul também!