Segunda licenciatura possibilita novas oportunidades a professores e amplia campo de trabalho em Educação.
Programa da UCS possibilita a diplomados fazerem novo curso de licenciatura em prazo mais curto, no formato EAD e com foco na formação específica. Opção possibilita versatilidade profissional na área do ensino – e facilita a realização de sonhos!
Aos 25 anos, Tales Boff Sausen acumula conquistas: já concluiu a graduação em História, integra o grupo de alunos regulares do Mestrado Profissional em História e, mais recentemente, aceitou um novo desafio, o de ingressar em Pedagogia. Aluno da primeira turma do Programa de Segunda Licenciatura, o jovem estudante optou pelo curso para expandir a área de atuação no mercado de trabalho da educação. A escolha pela UCS se deu pela familiaridade com a instituição, local em que fez sua primeira graduação.
UCS Sempre: Confira seis motivos para você fazer uma segunda licenciatura
“A proposta do Programa de Segunda Licenciatura valoriza quem já possui uma formação em educação”, considera Tales. No novo desafio, ele precisa se adaptar com as rotinas de estudos a distância. Na primeira graduação, o acadêmico chegou a cursar algumas disciplinas nessa modalidade mas, agora, confessa, a experiência é mais ampla.
“Requer bastante autonomia e, apesar da disponibilidade dos professores, é necessário muito estudo. Sinto que o EAD facilita o meu cotidiano, pois não preciso me locomover de um local a outro e consigo acessar os materiais pela internet”, contextualiza.
A História já é uma realidade, a Pedagogia uma construção e os planos futuros já existem: possivelmente uma licenciatura em Geografia. “Acredito que essa continuação dos estudos também traga realização pessoal, além de novos olhares para aquilo que já estudei”, analisa.
Preocupação na formação de professores
A primeira turma do Programa de Segunda Licenciatura teve um encontro presencial no início de maio. Os estudantes foram recebidos no bloco J pela Reitoria e pela coordenação do programa, além de coordenadores de cada curso. A cerimônia foi transmitida ao vivo por webconferência.
Durante a reunião, os estudantes receberam orientações sobre o Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e conheceram os professores responsáveis pelas disciplinas do trimestre que se iniciou em maio.
A atividade de sábado, dia 11 de maio, foi o primeiro encontro presencial, mas a UCS já estava em contato com os estudantes do Programa pelo e-mail institucional, pelas redes e via telefonemas, o que permitiu sanar dúvidas e auxiliar na compreensão dos movimentos específicos da segunda licenciatura, explica o coordenador do programa, professor Michel Mendes, da Área de Conhecimento de Humanidades
“O encontro atendeu sua proposta de espaço para o diálogo. O Programa emerge da preocupação institucional com a formação de professores para a educação básica da região, mas também do país. A modalidade a distância permite que professores de todo país, atendendo as particularidades de cada curso e do Programa, realizem outros percursos formativos, qualifiquem suas atuações e ampliem as possibilidades de empregabilidade dos egressos da UCS e daqueles que escolheram a instituição como parceira em mais uma licenciatura”, destaca Michel.
Ainda segundo o docente, os estudantes provêm de diversas de cidades: foram 21 ao total, incluindo cidade do Paraná.
Números para dar conta de sonhos
INSCRIÇÕES
O Programa de Segunda Licenciatura está com inscrições abertas até o dia 22 de julho para os interessados em iniciar os estudos em agosto. Os candidatos podem se inscrever em uma das doze opções de graduação e concluir uma segunda licenciatura em dois semestres.
O sonho de Paula Trichez Cechinatto, 27 anos, sempre foi a matemática. Por questões pessoais, ela acabou optando por fazer Pedagogia. Com o lançamento do Programa de Segunda Licenciatura, os planos antigos de seguir pela carreira dos números ganharam novo fôlego. “Já havia procurado a coordenação do curso de Matemática para fazer a graduação na modalidade presencial, mas devido ao formato demoraria muito tempo para me formar, o que inviabilizaria a formação. Aí, fiquei sabendo da oportunidade do Programa de Segunda Licenciatura, através de uma colega de trabalho que enviou o link com a inscrição”, explica.
O formato de ensino a distância não é uma novidade para Paula. Hoje, além do curso de Matemática, ela faz Psicopedagogia na modalidade semipresencial, também na UCS. “Acho que a proposta de uma segunda licenciatura em EAD facilita a vida de todos nós. Precisamos ter uma base presencial, mas o mundo necessita de agilidade e praticidade”, analisa.
Para Paula, a segunda licenciatura irá abrir muitos caminhos e ela pretende, através dessa oportunidade, aprofundar-se em outros assuntos que lhe interessem. No mundo da matemática, ela pretende ir além da sala de aula, instigando os educandos a gostarem da disciplina, sem medo dos números. “Acredito que a UCS está proporcionando o Programa de Segunda Licenciatura com o pensamento no futuro da sala de aula. Cada dia mais vemos professores desistindo desse espaço que um dia já foi um privilégio, mas que hoje exige muito daqueles que amam a Educação”, considera.
Fotos: Claudia Velho e Shayane Matana