Serviço de Telessaúde da UCS oferece atendimento remoto às vítimas das chuvas
É possível receber orientações sobre primeiros-socorros e assistência social e psicológica
O Centro de Saúde Digital da Universidade de Caxias do Sul, vinculado à Área do Conhecimento de Ciências da Vida, está engajado nas ações de auxílio à população afetada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado. Está à disposição o atendimento de Telessaúde para orientações e manejos dos principais problemas de saúde que podem surgir nesse tipo de situação, com orientações em primeiros-socorros, assistência social e psicológica.
Neste momento de calamidade, o serviço é gratuito às pessoas afetadas pela tragédia climática, considerando as dificuldades de mobilidade física e de acesso aos serviços básicos de saúde.
O atendimento, que deve ser acionado por meio do contato de WhatsApp (54) 99957.2285, é prestado por médicos como clínico-geral e especialistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de serviço social.
Vice-reitor e coordenador do Centro de Saúde Digital, o professor Asdrubal Falavigna explica que o primeiro contato é feito via WhatsApp, com triagem e escuta por profissional de enfermagem e encaminhamento ao profissional específico. “O teleatendimento ocorre por vídeo, salvo em situações de dificuldade de conexão e acesso diante do cenário atual, quando pode ocorrer por telefone. Mas a regra seria o atendimento por vídeo, que permite a visualização entre o paciente e seu atendente”, contextualiza.
Foto: Bruno Zulian