Simpósio apresenta ferramentas para auxiliar educadores no ensino de ciências e matemática

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/10/2025 | Editado em 15/10/2025

Soluções derivam de projetos do mestrado da UCS na área, que impulsiona a qualificação de professores e das práticas pedagógicas

Para os professores e estudantes que buscam diversificar as práticas pedagógicas em sala de aula, a Universidade de Caxias do Sul abre um espaço de ideias durante o XIII Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, que ocorre no dia 18 de outubro, com recepção a partir das 8h, no Bloco J, e inscrições gratuitas. Mais detalhes você confere neste link.

O evento vai se debruçar sobre os desafios e perspectivas da Inteligência Artificial no ensino, promovendo palestra sobre o tema para refletir sobre usos e possibilidades dos recursos na educação e sua relação com o aprimoramento da prática pedagógica. Esse movimento ocorre também pela mostra de produtos e processos educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa). “É uma oportunidade para os professores conhecerem o que está sendo feito e aplicado, inspirando-se nos produtos desenvolvidos”, considera a professora Elisa Boff, uma das coordenadoras da iniciativa.

Dentre os projetos realizados nas dissertações do mestrado profissional estão produtos colocados em prática em escolas da região, como sequências didáticas, e-books e outras intervenções pedagógicas que podem ser replicadas. Partindo de estratégias e métodos de aprendizagem ativa, os trabalhos resultam em ferramentas para dar suporte às atividades de aula, chegando a novas tecnologias, softwares educativos e aplicativos. Nesta edição do Simpósio serão apresentados:

  • O enigma da matéria escura no Ensino Médio, de Diego Corrêa Peres de Souza, que desenvolveu uma sequência didática para trabalhar conceitos relativamente introdutórios da Física;
  • Um guia didático sobre frações aplicado na disciplina de Didática da Matemática do curso normal por meio de UEPS, de Dulce Pereira Carneiro Barp, que fornece subsídios para o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com o uso de estratégias de aprendizagem ativa, mapas conceituais e sugestões de atividades.
  • Cartas de ensino de um jovem mestre a professores de Física, de Eliel Felizardo, com estratégias de ação didática para o ensino de Eletrodinâmica com o uso de softwares e experimentações.
  • Guia didático – Educação financeira, empreendedorismo e sustentabilidade: uma UEPS interdisciplinar para o Ensino Médio, de Liliane Eitelven Luvisa, que prevê a abordagem dos temas paralelamente nas matérias de Física, Biologia e Química.

O Simpósio, promovido pela Área de Ciências Exatas e Engenharias, ainda aceita submissão de trabalhos.

Confira mais projetos, estes apresentados nas edições anteriores do evento e já disponíveis para acesso, e inspire-se:

Bora Programar: um guia didático para a programação de jogos a partir do método Design Thinking (2023), de Alana Della Giustina Salami: apresenta uma sequência de aulas para a produção de jogos digitais educativos no formato Escape Room (sala de fuga), na plataforma de programação visual Scratch, a partir do método Design Thinking.

Guia didático para utilização de uma plataforma gamificada para a resolução de desafios acadêmicos (2025), de Genilson Guenze: propõe uma plataforma que gerencia a aplicação de olimpíadas do conhecimento, de maneira multidisciplinar e customizável, buscando engajar pelo uso da tecnologia em atividades interativas.

Mais exemplos de abordagens, estratégias e métodos estão disponíveis neste link, nos anais das edições anteriores do evento. Geralmente, os projetos mostram até as etapas para sua aplicação em sala de aula.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) e pelo programa de extensão Engenheiro do Futuro (ENGFUT) da UCS, e esta edição conta com o apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.

Foto: Freepik