Solenidade marca lançamento da graduação em Psicologia na UCS Hortênsias
A UCS Hortênsias lançou o bacharelado em Psicologia com solenidade no dia 9 de junho. A apresentação no auditório teve início com alunos do curso de Aprendizagem Musical da Escola de Música da Universidade. Com gaita, “bombos legueros” e instrumentos de corda, os pouco mais de dez jovens entoaram clássicos como a valsa “Danúbio Azul”.
Em seguida, a professora Eliana Andrade Lima Panozzo, coordenadora do bacharelado em Psicologia, contou a trajetória do curso na UCS e apresentou como a proposta será desenvolvida no campus. “É uma evolução enquanto área do conhecimento aliada às transformações da sociedade”, definiu ela sobre o que significa a inclusão do curso na região. Ela também mencionou que, desde a implantação da graduação em Psicologia em Caxias do Sul, em 1979, a UCS formou 2.001 psicólogos atuantes nas mais diversas áreas da saúde mental.
“Nascemos para desenvolver a comunidade”, disse o reitor, professor doutor Gelson Rech. Segundo ele, a UCS, em sua missão de oferecer cursos nas mais diversas modalidades e apresentar serviços nos campi onde atua, contribui para a transformação das comunidades. Ele ressaltou que a implantação do novo curso foi um trabalho meticuloso que envolveu processos de avaliação para se obter a autorização por parte do Ministério da Educação.
Após, os convidados degustaram um coquetel preparado por acadêmicos do curso superior de Gastronomia. Já os alunos da Hotelaria foram responsáveis pela organização do espaço do auditório para o lançamento.
O curso no campus
O novo curso de Psicologia da UCS Hortênsias já receberá acadêmicos no próximo semestre, em agosto, oriundos do Vestibular de Inverno e do Processo Seletivo Contínuo – este, com prova às segundas e às quintas-feiras, em todas as semanas. Os matriculados ganharão, no primeiro semestre, 20% de desconto, e as inscrições são feitas a partir desta página.
Conforme comentou a coordenadora Eliana Andrade Lima Panozzo, todos os professores do bacharelado em Psicologia são mestres ou doutores, com ampla atuação profissional. Eles desenvolverão os conteúdos da graduação sob duas ênfases: Clínica Ampliada e Organizações e Trabalho, entre as quais os acadêmicos poderão escolher uma ou até mesmo ambas no decorrer da formação, prevista para um tempo mínimo de cinco anos.
A professora Eliana destacou o currículo desenvolvido, moderno e conforme as tendências contemporâneas na área da saúde mental, como os estudos sobre psicogerontologia (voltada aos idosos). A docente, por fim, anunciou o projeto da Clínica Escola do Campus – uma estrutura a ser construída para os futuros acadêmicos desenvolverem práticas de acolhimento e atendimento personalizado, que logo será iniciada.
Fotos: Cleiton Thiele
* Informações Assessoria UCS Hortênsias