TecnoUCS elege integrantes de seu Conselho de Governança para gestão 2023-2024
Regimento do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação fomenta conexão entre academia, setor empresarial, poder público e sociedade
Em reunião ordinária, no dia 28 de julho, foram eleitos e empossados os integrantes do Conselho de Governança do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS para o período 2023-2024. Presidido pelo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, que conduziu o processo, o Conselho elegeu como nova vice-presidente Salissa Paes Festugato, diretora executiva do Instituto Hélice, entidade que reúne e representa um conjunto de organizações dedicadas a transformar o ecossistema de inovação de forma colaborativa.
Criado para levar o conhecimento produzido na Universidade para o mercado, em forma de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), conectando academia, setor empresarial, poder público e sociedade, o TecnoUCS tem todas essas esferas do ecossistema de inovação como participantes de sua gestão.
Ao Conselho de Governança, além das funções deliberativas, compete definir as pesquisas que serão prioritárias ao TecnoUCS, assim como os investimentos e recursos a elas atribuídos. É composto por membros titulares e suplentes, sendo dois representantes da UCS (o reitor, a quem cabe a presidência, além de um integrante indicado por ele) e mais os representantes de cada uma das instituições: Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS); Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Instituto Hélice, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS). Confira a seguir a nominata completa.
“Os membros do Conselho de Governança do TecnoUCS têm o papel fundamental de atuar como lideranças na rede interinstitucional que visa fortalecer a mobilização, o engajamento e a conexão das pessoas e das parcerias em prol de projetos que busquem transformar o conhecimento científico produzido e sistematizado na universidade em inovações para resolução dos desafios reais das empresas e da sociedade”, explica César Panisson, coordenador executivo do TecnoUCS. O modelo de governança adotado pelo TecnoUCS, em rede, visa a uma liderança distribuída e de cunho holístico para valorizar a multiplicidade de conhecimentos decorrentes das funções do ecossistema de inovação. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento regional inteligente, por meio de uma economia baseada no conhecimento e no espírito de colaboração”, destaca Panisson.
Integrante e agora nova vice-presidente do Conselho de Governança, Salissa Paes Furtado define a função como grande responsabilidade e oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. “Através da rede do Instituto Hélice e dos aprendizados que temos adquirido com a inovação na prática e no dia a dia das organizações, queremos atuar como agente impulsionador dos programas desenvolvidos e realizados pelo TecnoUCS, a fim de colaborar com este grande e fundamental veículo da inovação”, projeta.
Conselho de Governança TecnoUCS
Presidente – Reitor Gelson Leonardo Rech (UCS)
Vice-Presidente – Diretora executiva do Instituto Hélice Salissa Paes Festugato (Instituto Hélice)
Neide Pessin – Pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (UCS)
Marcelo Faoro – Diretor Administrativo Financeiro (FUCS)
Élvio Luis Gianni – Secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Titular Prefeitura Municipal)
Raissa Scariot Fernandes Camps – diretora de Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Suplente Prefeitura Municipal)
Salissa Paes Festugato – Diretora executiva do Instituto Hélice (Titular Instituto Hélice)
Felipe Luis Corradi – Diretor Industrial e CTO do Grupo Florense (Instituto Hélice)
Ruben Antonio Bisi – Vice-presidente de Relações Institucionais do SIMECS (Titular SIMECS)
Rudinei Suzin – Diretor da Inova Sistemas Eletrônicos (Suplente SIMECS)
Alexandre Leite Cruz – Líder de Investimento, Inovação e Novos Negócios da Marcopolo Next (Titular CIC Caxias)