TecnoUCS sedia rodada de negócios do DOMO Day Badesul em Caxias do Sul
Com painel sobre criação de startups com o fundador do Buscapé e o responsável pelo primeiro investimento na plataforma de comércio eletrônico, evento promoveu troca de conhecimentos e conexão entre startups e potenciais investidores
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS foi palco da rodada de negócios do DOMO Day Badesul em Caxias do Sul nos dias 13 e 14 de julho. A iniciativa da DOMO Invest, empresa de venture capital (capital de risco) que atua como gestora de fundo de investimentos para startups de tecnologia em estágio inicial, em fomento ao empreendedorismo, oportunizou troca de conhecimentos, experiências e networking para empreendedores.
O evento contou com o painel O Case da Startup Buscapé: a Visão do Fundador e do Investidor, mediado pelo superintendente de Venture Capital e Fomento à Inovação do Badesul Desenvolvimento, Elias Rigon, com as participações dos sócios gestores da DOMO Invest Mario Letelier, fundador do Buscapé, e Franco Pontillo, o primeiro investidor da plataforma de comércio eletrônico. O bate-papo abordou a experiência de criação de uma startup com os gestores do Fundo Anjo, via DOMO Invest, ancorado pelo BNDES.
As dinâmicas realizadas na Universidade de Caxias do Sul também envolveram reuniões para apresentação das startups, projetos e modelos de negócios, para avaliação do potencial de investimento – de 32 participantes inscritos, dez foram selecionados para apresentação aos avaliadores da DOMO Invest.
O coordenador executivo do TecnoUCS, César Panisson, avalia como excelente a impressão gerada pelo ecossistema inovador de Caxias do Sul durante a experiência, destacando as startups vinculadas ao TecnoUCS e as incubadas na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul – ITEC/UCS. “Os investidores ficaram impressionados com relação de simbiose das startups e das empresas com a Universidade, sua conexão com o mercado e a estrutura de apoio ao empreendedorismo inovador”, pontua Panisson, contando que o momento também oportunizou a conexão dos profissionais com possíveis parceiras na área de venture capital com foco em coinvestimentos em startups.
O Fundo Anjo, gerido pela DOMO Invest, está em fase de operação e irá realizar investimentos em mais de 120 startups inovadoras, com base tecnológica e que estão na fase Anjo/Seed, quando a empresa está em operação inicial e já tem seu time de fundadores estabelecido. Em parceria com o Badesul Desenvolvimento, parte desses investimentos devem ser destinados para startups sediadas no RS, impulsionando o ecossistema empreendedor do Estado.
Fotos: Júlio Tronca