Tradicional missa na Catedral Diocesana celebra 58 anos da Universidade de Caxias do Sul

Cerimônia realizada neste sábado, 15 de fevereiro, foi conduzida pelo bispo dom José Gislon
A tradicional missa em Ação de Graças pelo aniversário da Universidade de Caxias do Sul foi celebrada neste dia 15 de fevereiro pelo 58º ano consecutivo na Catedral Santa Teresa. Esse costume de agradecer pelas conquistas da UCS e de pedir bênção para seus próximos passos foi solenizado no último sábado pelo bispo diocesano dom José Gislon, também presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), e concelebrada pelos padres Ernesto Camerini, Tiago Camozzato e Volnei Vanassi. A cerimônia também exaltou o Jubileu da Esperança – 2025, um convite global para refletir e renovar a fé cristã.

A missa reuniu comunidade e autoridades municipais e acadêmicas, entre eles o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o vice-presidente da FUCS, Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, o diretor executivo da Fundação, Germano Schwartz, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e o vice-reitor, Asdrubal Falavigna. Também participaram alunos, professores e funcionários da Universidade.
As orações, sermões e demais atos litúrgicos foram intercalados por músicas interpretadas pelo Coral e Quarteto de Cordas da UCS e pelo pianista convidado Wagner Maciel, que, regidos pelo maestro Renato Filippini, conferiram ainda mais emoção à solenidade.

“A história de 58 anos da UCS é de conquistas, mas também de provações. Ela nos ensina o quanto precisamos ser perseverantes para crescer, ensina sobre esperança e fé.”, destacou o bispo dom José Gislon. Convidado a pronunciar-se pela comunidade acadêmica, o reitor Gelson Leonardo Rech lembrou das “forças vivas da comunidade” que idealizaram a Universidade em 1967, citando entre elas o bispo Dom Benedito Zorzi, o prefeito Hermes João Webber e o médico Virvi Ramos. Utilizando como metáfora a passagem bíblica da multiplicação dos pães, enumerou conquistas da UCS, entre elas as 131.376 pessoas já formadas na trajetória dos 58 anos. “Trata-se de uma epopeia construída por meio da humanização, do senso comunitário e da ética. Precisamos sim, nesta celebração, agradecer e pedir bênção para continuarmos. Nossa Universidade participa da história do conhecimento, e o conhecimento não tem fim”, enfatizou.
Saiba mais
Em 10 de fevereiro de 1967, o Decreto Federal Nº 60.200 autoriza a constituição da Universidade de Caxias do Sul, reunindo as Faculdades e Escolas de Ensino Superior que existiam na cidade. Em 15 de fevereiro do mesmo ano ocorre a solenidade de instalação e a posse do primeiro reitor, Virvi Ramos.
Fotos: Bruno Zulian