Três cursos do Campus Universitário da Região das Hortênsias recebem nota máxima do MEC
Avaliação mais recente foi do curso de Gastronomia. Hotelaria e Nutrição conquistaram o conceito 5 nos meses de junho e maio, respectivamente
O curso de Gastronomia do Campus Universitário da Região das Hortênsias (CAHOR) da UCS recebeu, neste mês de julho, conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). É a terceira nota máxima alcançada pelo CAHOR neste semestre, conquistada anteriormente também pelos cursos de Nutrição e Hotelaria.
“O conceito máximo do MEC é um reconhecimento do nível de qualidade e de excelência dos nossos cursos de graduação. Entendo que muitos são os protagonistas dessa conquista: os professores, com excelente planejamento e condução das aulas; o modelo de gestão feita pelas coordenações de cursos; e a Universidade como um todo, que desenvolve uma busca permanente pelo desempenho máximo de cada curso. Isso estimula gestores, coordenadores de cursos e docentes a uma dedicação integral ao Ensino”, destaca a diretora do campus de Canela, Margarete Fátima Lucca.
A avaliação do MEC leva em conta quesitos como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Ao conceito que varia de 1 a 5, o órgão considera exigências e observações de seus técnicos. “A conquista do conceito 5 para o curso de Gastronomia é de todos, da direção à equipe responsável pela limpeza do Campus Universitário da Região das Hortênsias. Temos orgulho de dizer que 95% dos egressos do curso estão no mercado de trabalho, assim como 88% dos nossos acadêmicos. Os números demonstram que nosso plano curricular atende à demanda do mercado, principalmente o da região onde estamos inseridos”, observa a coordenadora do curso ofertado desde 2017 no CAHOR, Katia Viana de Souza.
Hotelaria e Nutrição
Em meados de junho, o MEC concedeu nota máxima também ao curso de Hotelaria do CAHOR. “É o resultado de um esforço em conjunto, ainda mais pelo fato de a UCS ser pioneira dessa oferta no país, e uma referência. Ao longo das décadas, foram graduados profissionais não só para o mercado de trabalho nacional, mas para internacional também”, comenta a diretora Margarete Fátima Lucca. O professor Maguil Marsilio lembra que em 2023 o curso de Hotelaria completa 45 anos, e que o conceito 5 representa uma trajetória construída pelos acadêmicos e pelos egressos. “Alguns dos quais retornaram à Universidade como professores responsáveis pela formação dos futuros hoteleiros”, complementa o coordenador.
Em maio, foi a vez do curso de Nutrição do CAHOR receber o conceito 5. “Esse resultado nos estimula a buscar sempre mais, e mantê-lo já é um grande passo. É preciso estar atento às mudanças, às tendências e às inovações, para que sejam sempre atualizadas em nosso currículo”, avalia a professora Simone Bonatto, coordenadora do curso.