Vereadores caxienses conhecem novos projetos da Universidade
Em visita ao Legislativo, reitor e vice falaram sobre novas ações no âmbito da inovação e da cultura

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, e o vice-reitor, Asdrubal Falavigna, realizaram nesta segunda-feira, 27 de janeiro, uma visita cortesia à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Recepcionados pelo presidente da Casa, Lucas Caregnato, e pelos vereadores Andressa Marques (2ª vice-presidenta) e Alexandre Bortoluz (1º secretário), os professores oficializaram convite para a missa em celebração aos 58 anos da UCS, que ocorre na Catedral Diocesana de Caxias dia 15 de fevereiro, e para o concerto que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) fará dia 23 de maio, no UCS Teatro, alusivo aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
A visita à Câmara também foi uma oportunidade para que o reitor e o vice falassem sobre o atual contexto da Universidade no âmbito da pesquisa e do desenvolvimento regional. “Nossa instituição vive um novo momento, conectando ainda mais inovação e pesquisa às necessidades das empresas e da comunidade regional”, comenta Rech. A pauta ainda contemplou temas culturais, a exemplo da proposta da UCS de disponibilizar o acervo Documenta (leia mais abaixo) para exposições na Câmara ou em outros espaços públicos.

Durante o encontro, Rech e Falavigna ainda sugeriram à Câmara uma moção de apoio à aprovação da Lei das Comunitárias (Lei 12.881/2013) – ela prevê que as instituições comunitárias de ensino superior possam receber recursos orçamentários do poder público, participar de editais de órgãos governamentais de fomento e ter prioridade em políticas de expansão do acesso e permanência na universidade.
Também em agenda na Câmara de Vereadores, o deputado estadual Pepe Vargas recebeu cumprimentos do reitor e do vice-reitor pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado, função que assume dia 3 de fevereiro.
Projeto Documenta
A UCS propõe disponibilizar o acervo do projeto Documenta para exposições em espaços públicos, entre eles a Câmara Municipal de Vereadores. Idealizado e realizado pela pesquisadora e ex-professora da Universidade Véra Stedile Zattera, o Documenta resulta de 35 anos de pesquisa e reúne itens da cultura gaúcha e dos usos e costumes da colonização italiana, aspectos do vestuário tradicional e da arte têxtil na Serra Gaúcha e figurinos usados por soberanas da Festa da Uva. Além de mais de 2 mil itens de vestuário e acessórios, o acervo conta com peças raras como um lenço farroupilha datado de 1842, um poncho de vicunha, de 1880, e três obras originais do pintor italiano Aldo Locatelli. Véra doou o Documenta à UCS em 2006.
Fotos: Bruno Zulian