UCS Bento: curso de Psicologia oferece orientação e acolhimento em saúde mental
Com a participação de acadêmicos, Acolher Psi vai atuar com psicoeducação destinada a moradores de Bento Gonçalves no período da pandemia de Covid-19
O curso de Psicologia da UCS Bento oferece um novo serviço de orientação e acolhimento em saúde mental, proporcionando apoio às pessoas que se encontram em situação de sofrimento devido à pandemia da Covid-19. Voltado a moradores de Bento Gonçalves, o projeto ocorre com ênfase na psicoeducação sobre a saúde mental e o autocuidado, via telefone, de forma gratuita e aberta à comunidade. Com atividades a partir de 31 de agosto, o Acolher Psi: telesserviço de orientação e acolhimento em saúde mental durante a pandemia funcionará de segunda a sexta-feira das 14h às 17h, pelo número (54) 3449.5214.
Integrando a disciplina Laboratório de Prática Psicológica, a iniciativa conta com a participação de acadêmicos que estão concluindo a graduação, em capacitação permanente sob a supervisão de docentes. Ao mesmo tempo em que vão exercitar os conhecimentos desenvolvidos durante a formação, poderão contribuir com a comunidade, pontua a professora Daniela Duarte Dias, responsável pelas ações em conjunto com a coordenadora do curso de Psicologia no Campus da UCS em Bento Gonçalves, Ilciane Maria Sganzerla Breitenbach.
Daniela explica que a proposta é de escuta para o momento de solidão e desamparo vivenciado pela sociedade devido ao distanciamento social, medida de proteção frente à pandemia. Conforme ela, o acolhimento se caracteriza por escutar de forma compreensiva, e a ideia do projeto é trabalhar com psicoeducação, a partir dos sentimentos esperados para esse período. Por meio do manejo de ansiedade, estresse, tristeza ou solidão, pode-se atuar para a ampliação da autonomia da pessoa atendida (sem precisar de um especialista).
“Partimos do entendimento de que, ao falar, a pessoa ‘alivia’ o sentimento que está causando sofrimento, tendo a possibilidade de pensar melhor e de construir suas próprias estratégias para melhorar a situação em que se encontra, nos casos em que não há uma psicopatologia grave. Nestes casos, é necessário atendimento psicológico”.
Quando se constatar a necessidade de psicoterapia entre as pessoas que contatarem o Acolher Psi, a professora explica que poderá haver encaminhamento para a rede municipal de Saúde, via Unidades Básicas de Saúde, ou o ingresso em fila de espera para atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da UCS, conforme as possibilidades avaliadas a cada caso. O SEPA no Campus Universitário da Região dos Vinhedos consiste em um laboratório de ensino, pesquisa e extensão com atendimentos gratuitos através de encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde.