UCS conquista mais 24 vagas para ingresso no curso de Medicina

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/12/2025 | Editado em 19/12/2025

Número se somará às cem vagas anuais já distribuídas entre os vestibulares de verão e inverno na Instituição para o bacharelado

A Universidade de Caxias do Sul amplia a oferta para ingresso no curso de graduação em Medicina a partir de 2026. Conforme a Portaria nº 903, de 12 de dezembro, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizadas 24 novas vagas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 15. O número acresce às cem vagas que já são distribuídas entre os processos seletivos semestrais de verão e inverno da UCS, passando-se a totalizar 124 vagas anuais para o bacharelado.

“Nossa Universidade atendeu a todos os quesitos técnicos exigidos para esse aumento de vagas. Ficamos felizes com a conquista, que destaca ainda mais a qualidade consolidada do curso de Medicina da UCS, nota máxima no MEC e que completará 58 anos de existência em março próximo. Nosso reconhecimento e agradecimento aos professores e funcionários que se dedicam diuturnamente para o desenvolvimento regional com excelência. Também é importante referir e agradecer o apoio institucional da deputada Denise Pessôa na abertura de agendas em Brasília”, destaca o reitor Gelson Leonardo Rech.

O último processo seletivo para ingresso no curso da UCS foi realizado no dia 23 de novembro, e a Instituição disponibilizará 12 novas vagas ainda no primeiro semestre letivo de 2026. As demais vagas serão disponibilizadas no vestibular de inverno 2026. Para atender ao aumento no número de estudantes, a Universidade investe em adequações na infraestrutura do curso.

Curso nota máxima

Em agosto deste ano, o curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo de qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil. À tradição de 57 anos do curso somam-se uma série de iniciativas recentes, entre elas a criação do Centro de Saúde Digital (com serviço de telemedicina), melhorias em infraestrutura e investimentos em tecnologia (como a revitalização do Bloco H, com simuladores e equipamentos com Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual), além do desenvolvimento da prática da Medicina por meio do Hospital Geral (HG) e do Centro Clínico (Ceclin).

Com uma formação técnica, científica, ética e humana, o curso também dispõe do selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), que reconhece oficialmente sua qualidade. Além da UCS, contam com essa acreditação do Conselho Federal de Medicina somente outras duas escolas de Medicina no Rio Grande do Sul – entre as 21 instituições que oferecem a formação no Estado.

Fotos: Bruno Zulian e Fabio Grison