Universidade e Apromontes renovam parceria em fomento ao setor vitivinícola
Colaboração contempla desde apoio à formação profissional a iniciativas de desenvolvimento ao enoturismo

A Universidade de Caxias do Sul e a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) renovaram na tarde desta terça-feira, 15 de julho, um contrato de parceria com o objetivo de profissionalizar e fomentar ainda mais o setor vitivinícola e o enoturismo na região. A assinatura ocorreu no Ristorante Dolce Italia, junto à Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, na presença do reitor, Gelson Leonardo Rech, e do presidente da Apromontes, André Tonet.
A renovação do contrato consolida uma parceria iniciada ainda em 2002, que desde então efetiva-se com ações conjuntas para o desenvolvimento da produção vitivinícola aliada ao turismo, especialmente entre vinícolas e estabelecimentos localizados na Região dos Altos Montes, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A colaboração contempla o fornecimento de vinhos, por parte dos produtores associados, para utilização nas aulas da Escola de Gastronomia e no curso superior de Viticultura e Enologia da UCS, bem como nos cursos de sommelier oferecidos pela Universidade. Além disso, organiza ações conjuntas de divulgação e promoção da Região dos Altos Montes.
“A parceria com a Apromontes é muito importante para a nossa Universidade, pois alia formação profissional de excelência, tradição vitivinícola e enogastronomia de qualidade. Vai além do fornecimento dos vinhos para os nossos cursos, viabilizando também visitas técnicas dos alunos às vinícolas e a divulgação da UCS e de toda a Região dos Altos Montes. A Universidade agradece a todos os presidentes da Apromontes por esse trabalho conjunto de tantos anos”, destaca o reitor Gelson Rech.
“Ter a UCS como parceira é fundamental para o desenvolvimento da Rota Enoturística da Região dos Altos Montes. A excelência acadêmica e a expertise da Escola de Gastronomia e do Ristorante Dolce Italia agregam conhecimento técnico, inovação e qualidade aos projetos gastronômicos da região, elevando ainda mais o padrão dos serviços oferecidos aos visitantes”, complementa André Tonet.
Fotos: Caiani Lopes/Divulgação