UCS e consulados da Itália prospectam parcerias em fomento ao ensino do idioma italiano
Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre e diretora escolar do Consulado-Geral da Itália em São Paulo incentivaram a realização de projetos com o apoio do governo italiano
Em sua terceira passagem pela Universidade de Caxias do Sul, na terça-feira, 29 de agosto, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, prospectou parcerias entre o governo italiano e a UCS no âmbito do ensino a partir dos consulados no Brasil. Ao apresentar a Universidade à diretora escolar do Consulado-Geral da Itália em São Paulo, Monica Faggionato, em missão pelo RS, Caruso destacou a importância de compreender o significado da Instituição, “que sempre nos recebe com grande carinho”, no contexto de Caxias do Sul, cidade que não é “somente a capital da Serra Gaúcha, mas um patrimônio das raízes italianas no Brasil, um legado da história da imigração italiana e um orgulho também para nós italianos”, conforme afirmou.
Monica comunicou oportunidades que se desenham a partir do apoio do governo italiano em estímulo ao ensino do italiano nas universidades. O foco é ampliar o número de estudantes do idioma e da cultura, levando adiante o “patrimônio da língua de nossos ancestrais”, pontuou. Entre as ações possíveis, citou formações de aprimoramento de competências para os professores e também no âmbito de cursos de graduação, no que o cônsul-geral reforçou disposição para a construção de projetos.
Professora de italiano no Programa UCS Línguas Estrangeiras, Marlei Zanete contextualizou o trabalho desenvolvido pela UCS no ensino de língua e cultura italianas, que já contou com graduação em Letras – Italiano, uma das poucas ofertas nesse âmbito no Brasil, e hoje se desenvolve a partir de cursos de extensão que reúnem alunos e comunidade.
“Pela língua vem a cultura”, observou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, manifestando o interesse institucional na pauta, com destaque para a qualificação docente com a chancela oficial do governo italiano, para cátedras no âmbito linguístico e visando à ampliação dos convênios existentes entre a Instituição e universidades italianas para oportunizar dupla-titulação.
Acompanharam a acolhida o vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, que acrescentou ações desenvolvidas para promover a internacionalização universitária, a professora ministerial de italiano junto ao Consulado Geral da Itália em Porto Alegre e à UFRGS, Lucia Vitiello, o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, e a assessora do Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul, Karin Grazziotin.
Foto: Bruno Zulian