UCS e São Francisco de Paula celebram contrato para projeto de planejamento sustentável
Consultoria para o Plano São Chico 2050 será feita por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade
A Universidade de Caxias do Sul celebrou nesta quarta-feira, 9 de outubro, contrato com a Prefeitura de São Francisco de Paula para a prestação de consultoria especializada na execução do Plano São Chico 2050. Ao longo dos próximos 18 meses, diferentes setores e segmentos da UCS se alinham com o propósito de diagnosticar demandas da maior cidade da região nordeste do Estado e apontar soluções formais para o seu planejamento estratégico, contemplando assim o objetivo do Plano: posicionar São Francisco de Paula em um rumo inovador e sustentável para os próximos 30 anos.
Para tanto, sob a coordenação de sua Agência de Inovação – UCSiNOVA, a Universidade vai mobilizar pesquisadores e profissionais vinculados ao Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), à Unidade de Tecnologia do Curso de Arquitetura (UNITE), ao Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC), à Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE), ao Escritório de Regulação (ER) e ao projeto City Living Lab, entre outras expertises internas, somando uma equipe de quase 30 pessoas. O grupo vai realizar diagnósticos e gerar relatórios de soluções para os planos Diretor, de Resíduos, de Drenagem e de Emergências Climáticas de São Francisco de Paula, entre outras áreas, tudo sob a perspectiva da resiliência climática e do desenvolvimento sustentável. Essa força-tarefa representa um estágio fundamental para a continuidade do Plano.
Essa ação da Universidade se vincula diretamente ao Programa UCS ReNova Cidades, constituído para congregar soluções de forma integrada para os municípios, aliando diversas expertises institucionais internas e apresentando objetos de planejamentos, mapeamentos, inventários, estudos, projetos etc. com foco na sustentabilidade, na resiliência e na inteligência. “A diferença é que a consultoria da Universidade para o Plano São Chico 2050 envolve um aporte maior de nossos profissionais, produtos e serviços, além de um período mais longo de execução. É um bloco único, mais robusto, que terá a atuação de muitas frentes de pesquisa de forma simultânea. Trata-se de um formato inédito na região, do qual temos orgulho de participar com nossa expertise científica, ainda mais quando seu objetivo está diretamente ligado à sustentabilidade”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, no ato de assinatura do contrato, realizado na tarde desta quarta-feira em seu gabinete, no Bloco A do Campus-Sede.
O documento foi assinado por Rech, pelo procurador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Maurício Gravina, e pelo prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli. Estiveram presentes na ocasião a responsável pela execução do Termo de Referência do Plano São Chico 2050 (documento que detalha o projeto) e assessora especial da prefeitura, Sandra Stehling, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, e de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e o diretor do ISAM/UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, entre outros professores da Universidade e servidores municipais de São Francisco. Para o prefeito, a consultoria da UCS agrega ainda mais credibilidade ao Plano São Chico e, consequentemente, endossa a sua execução.
A consultoria da UCS para a formulação de diretrizes ao Plano São Chico 2050 abrange as seguintes áreas:
Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
Plano de Mobilidade Urbana
Plano Diretor de Drenagem Urbana
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Diagnóstico Socioambiental de Áreas de Preservação Permanente
Planejamento e Diretrizes para ESG
Plano de Ação às Mudanças Climáticas
Plano de Desenvolvimento Turístico
Pesquisa sobre Memória Coletiva e Patrimônio Imaterial
Plano Estratégico Econômico
Plano de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian