UCS figura pela primeira vez em ranking mundial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O ranking geral incluiu 1.591 Instituições de Ensino Superior de 112 países. Universidade de Caxias do Sul teve melhor performance na categoria Indústria, Inovação e Infraestrutura
A Universidade de Caxias do Sul figura pela primeira vez no Impact Rankings da Times Higher Education (THE), instituição mundialmente renomada que desde 2019 avalia as universidades em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foram classificadas na mais recente edição do ranking 1.591 Instituições de Ensino Superior de 112 países. Entre as 47 brasileiras classificadas, apenas 14 são privadas ou comunitárias – como a UCS. No ranking geral, a Universidade obteve 51,9, de 100 pontos, e ficou na faixa 1.001+.
A metodologia do Impact Rankings permite que as instituições orientem sua participação escolhendo entre 16 ODSs – o único objetivo obrigatório é o 17º (Parcerias e Meios de Implementação). A UCS optou pelos objetivos 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Foi nesse último que melhor performou, com ações que contribuem para construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Somou 64,5 pontos – posição 201 a 300 entre 873 instituições. Apenas 28 universidades brasileiras foram ranqueadas neste ODS, 21 delas públicas e sete comunitárias e privadas. A UCS empatou em 5º lugar com outras três federais.
A avaliação do ODS é dividida em quatro categorias: pesquisa, patentes, spin-offs (lançamento de um produto ou negócio a partir de empresa já existente) e captação de recursos para a pesquisa com origem na indústria e comércio. A UCS obteve excelente pontuação em spin-offs, chegando a 99,2 (de 100%).