Universidade incentiva o ingresso na licenciatura com bolsas de estudo
Impulsionando o acesso ao Ensino Superior e a formação de professores são oferecidas mais de 200 bolsas integrais e parciais entre os campi de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, nas diferentes áreas do conhecimento
Aproximando as pessoas de seus projetos de vida, a Universidade de Caxias do Sul amplia as oportunidades de ingresso nos cursos de graduação em licenciatura com a oferta de 221 bolsas de estudo integrais e parciais, na modalidade presencial, distribuídas entre os campi de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A iniciativa se conecta ao compromisso da UCS com a formação de professores para a Educação Básica, fundamentado na missão maior de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região a partir da formação integral das pessoas.
A possibilidade é voltada aos alunos ingressantes nos semestres letivos 2024/2, em curso, com ingresso até o mês de maio, e 2024/4, até o preenchimento das vagas. A classificação demanda a participação no processo seletivo regular para os cursos de graduação da Universidade e obedece critérios como o limite de renda familiar mensal per capita.
No cronograma da oferta deste primeiro semestre as inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 26 de abril, data limite para o agendamento e apresentação da documentação solicitada no edital e anexos disponíveis neste link, no item Bolsas de Estudo – Licenciaturas, que reúne todas as informações sobre o processo e a ficha de inscrição. A efetivação da matrícula para os aprovados ocorrerá entre os dias 7 e 10 de maio.
Cursos de licenciatura contemplados: Artes, Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química.
Formação de Professores
A UCS oferece licenciaturas para a formação de professores antes ainda de constituir-se em Universidade. História, Letras, Pedagogia e Filosofia, para citar alguns exemplos, são licenciaturas que existem desde o início dos anos 1960 na Instituição. Esse propósito impulsiona diferentes ações, a exemplo da participação no Programa Professor do Amanhã, do governo Estadual, iniciativa que visa formar novos docentes para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Rio Grande do Sul. A partir dele, foram oferecidas neste mês de março quase 100 vagas para ingresso nas licenciaturas em História, Letras, Matemática, Ciências Biológicas e Geografia de forma gratuita, com os participantes ainda recebendo bolsa no valor de R$ 800 mensais.
Como o número de interessados superou a quantidade de bolsas disponíveis pelo Programa Professor do Amanhã, a UCS, enquanto instituição comunitária, volta a oferecer oportunidade especial para ingresso em cursos de licenciatura na modalidade presencial. A pró-reitora de Graduação da Universidade, professora Terciane Ângela Luchese, destaca a importância da carreira docente diante do que é tido como um “apagão” na formação de professores, que já é percebido em diversas escolas, pela ausência de docentes especializados em disciplinas, como é o caso de Física, Química e Artes. “Incentivar a formação de professores e qualificá-los para o mundo do trabalho, formar educadores com competência e saberes complexos, múltiplos, são funções privilegiadas de uma Universidade. Desejamos que a UCS possa reiterar, com a publicação deste edital, seu compromisso como Instituição de Ensino Superior comunitária e, mais do que isso, colaborar com a formação de profissionais que ecoem, em seus saberes e fazeres, a cidadania e o bem-comum desejável para sociedades equitativas e desenvolvidas”, projeta a pró-reitora.
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