Universidade lança Escola Superior de Negócios, na conexão entre academia e mercado

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/07/2020 | Editado em 30/07/2020

Modelo organizacional agrega cursos da Área do Conhecimento de Ciências Sociais com enfoque em Gestão e Negócios. Iniciativa terá sede em sala no Bloco F do Campus-Sede.

A Universidade de Caxias do Sul lançou, nesta quinta-feira, 30 de julho, a Escola Superior de Negócios, modelo organizacional da Área do Conhecimento de Ciências Sociais que agrega cursos de graduação, pós-graduação e extensão com foco em Gestão e Negócios. A iniciativa, que potencializa a oferta de novas possibilidades aos estudantes e ao mercado, foi apresentada em reunião com representantes da gestão acadêmica da Instituição, docentes e parceiros.

“A Escola terá como missão contribuir para a transformação do conhecimento em desenvolvimento, para gerar valor às organizações e à sociedade, através da formação continuada e a partir de parcerias com instituições e organizações. A proposta é conectar estudantes e mercado profissional com os conhecimentos e práticas mais atualizados na área, a fim de refletir em empregabilidade”, explica o diretor da Escola, professor Fábio Eberhardt Teixeira, em trabalho desenvolvido como diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais.

No âmbito do Stricto Sensu, a mobilização prevê a aproximação dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) com o segmento empresarial, e conexão das pesquisas com desafios, oportunidades e projetos identificados como demandas da área. No Lato Sensu, especializações e MBAs formatados às demandas do mercado; na graduação, a visão empresarial nas formações, dentro do objetivo de cada curso; e na Extensão, o diagnóstico e a oferta de capacitação, mentorias e consultorias. A ideia é também oportunizar o desenvolvimento de Unidades de Negócios em atendimento às necessidades do mercado e ao aprimoramento profissional.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava externou a gratidão aos envolvidos no projeto e destacou a relevância da busca por certificação, qualidade e inovação, além da conexão da Universidade com as empresas. “A UCS, como Instituição regional e comunitária, agrega também a visão do empreendedorismo”, afirmou, sobre o projeto que conecta a missão empreendedora às formações da Área de Ciências Sociais, alinhando-se a uma característica internacional. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, agradeceu a dedicação dos professores às novas ideias e na busca pela realização de projetos, oportunizando “novas alternativas em tempos de disrupção total”, exaltando a necessidade de união na descoberta de novos horizontes.

Assinatura do termo que marcou o estabelecimento da parceria com a Sicredi Cooperucs.

Sala assinada
O projeto também contempla infraestrutura, com melhorias a serem realizadas na sala 415 do Bloco F a partir de parceria com a Sicredi COOPERUCS, tornando a sede um ambiente para atividades como videoconferências. Nesta quinta-feira, na assinatura do termo que selou o acordo, o presidente da instituição financeira cooperativa, Emir José Alves da Silva, lembrou que a entidade, criada com foco nos professores e funcionários da UCS, celebra 20 anos em 2020. O apoio ao projeto “coroa este momento, tornando-se mais um elo entre Universidade e COOPERUCS”, definiu.

Equipamentos para o espaço foram adquiridos a partir de projeto submetido à FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS, conforme explicou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, professora Marcia Maria Cappellano dos Santos.

Foto: Marina Daniel